Spalletti: «Tenho responsabilidade pelo que aconteceu, eu escolhi a equipa»
Luciano Spalletti a cantar o hino nacional italiano antes do apito inicial (Imago)

Spalletti: «Tenho responsabilidade pelo que aconteceu, eu escolhi a equipa»

INTERNACIONAL29.06.202420:56

Selecionador italiano afirma que os jogadores não têm culpa, explica porque mudou tanto a equipa e diz ainda que não tem «medo» em relação ao seu futuro

À semelhança do que aconteceu aos últimos dois vencedores de Europeus (Espanha e Portugal), também a Itália foi eliminada nos oitavos de final como campeã em título.

A Suíça levou a melhor, tanto no resultado como na exibição, e Luciano Spalletti explicou porque fez tantas mudanças no seu onze inicial, comparativamente com os outros três jogos da fase de grupos:

«Eu tenho responsabilidade pelo que aconteceu, eu escolhi a equipa. Não estou feliz com a exibição que produzimos esta noite, não estou feliz com a exibição com a Espanha e estava parcialmente feliz com os outros dois jogos.  Eu descansei-os, mudei a equipa, pelo que no último jogo eu culpei-me a mim próprio por não fazer muitas mudanças, porque tínhamos de manter aquela alta intensidade. Em termos de intensidade estivemos abaixo e a Suíça foi a digna vencedora», disse, após o apito final, dando os parabéns ao adversário.

O ex-treinador do Nápoles chegou à seleção italiana em setembro, para colmatar a saída de Mancini, mas afirma que precisava de mais tempo: «Isto faz parte de um processo onde eu conheço os jogadores. Os outros treinadores tiveram 20 jogos no cargo antes deste Euro, eu tive apenas 10 e estive sempre sobre fogo… ‘tens de ganhar, tens de ganhar’. Eu preciso de conhecer melhor a equipa para melhorar e também tivemos um número de jogadores lesionados com quem eu contava.»

Sobre o seu futuro, que tem sido muito falado pela imprensa italiana, Spalletti nega estar preocupado com isso e já pensa na próxima grande competição: «Não há culpa deles, porque a responsabilidade é minha, nunca cabe aos jogadores, mas não tenho medo. Tenho estado sob pressão desde o primeiro dia, mas estou muito relaxado.»