19 maio 2024, 17:59
Manchester City não vacila e conquista inédito 'tetra'
'Citizens' venceram seis dos últimos sete títulos da Premier League. Em Londres, o Arsenal derrotou o Everton, mas de nada serviu. 'Gunners' terminam na segunda posição
Treinador espanhol já conquistou 12 campeonatos nos 15 que disputou enquanto treinador; só José Mourinho (Real Madrid), Antonio Conte (Chelsea) e Jurgen Klopp (Liverpool) conseguiram bater o catalão
Pep Guardiola não se cansa de fazer história no futebol mundial. Não bastasse já ter vencido tudo o que havia para vencer a nível de clubes, o treinador espanhol conquistou, este domingo, um inédito tetracampeonato da Premier League, ao conduzir o Manchester City à 10.ª Liga inglesa.
19 maio 2024, 17:59
'Citizens' venceram seis dos últimos sete títulos da Premier League. Em Londres, o Arsenal derrotou o Everton, mas de nada serviu. 'Gunners' terminam na segunda posição
Já começa a ser tradição e o palmarés de Pep Guardiola só tende a aumentar. O técnico espanhol chegou à marca dos 12 campeonatos ganhos, o que se torna ainda mais inacreditável quando recordamos que Guardiola leva 15 temporadas desde que arrancou a sua carreira de treinador.
Estes 12 campeonatos traduzem-se em 6 Premier Leagues (Manchester City), 3 La Ligas (Barcelona) e 3 Bundesligas (Bayern). Esta sequência altamente vitoriosa de Guardiola começou logo na temporada em que se estreou ao leme da equipa do Barcelona. Depois de ter vencido a segunda divisão com o Barcelona B (2007/08), Guardiola repetiu o feito em 2008/09, quando foi promovido à equipa principal do Barça.
Seguiu-se um tricampeonado para o conjunto catalão e só em 2011/12 alguém tirou, pela primeira vez, a taça da La Liga das mãos de Guardiola e foi o Real Madrid de José Mourinho. Os anos de Guardiola no Barcelona ainda se traduziram em 3 Supertaças, 2 Taças do Rei, 2 Ligas dos Campeões, 3 Supertaças Europeias e 3 Mundiais de Clubes.
Seguiu-se então, em 2013/14, uma aventura por terras germânicas. Enquanto treinador do Bayern, Guardiola fez o pleno: três anos como treinador, três campeonatos ganhos. Além disso, ainda somou mais duas Taças Alemãs.
A nível de competições europeias, a estadia de Guardiola no Bayern pode ter deixado a desejar, mas o espanhol não saiu do clube sem antes deixar a sua marca. Juntamente com o seu antecessor, Jupp Heynckes, Guardiola levou o Bayern a uma sequência de 53 jogos invicto, a segunda maior da história do futebol.
10 maio 2024, 10:15
Leverkusen aproxima-se a passos largos para alcançar recorde que, por enquanto, ainda não lhe pertence
Em 2016/17 começou a bonita história de amor entre Guardiola e o Manchester City. Foi a estreia do técnico espanhol naquela que é tida como a melhor e mais difícil liga do mundo. Na primeira temporada, de habituação, o campeonato ficou para o Chelsea, de Antonio Conte e os citizens não venceram qualquer título. Mas, a partir daí, nunca mais pararam.
8 temporadas depois, Guardiola já levantou o troféu da Liga Inglesa 6 vezes! Foi bicampeão entre 2017 e 2019, teve a sua sequência de vitória interrompida pelo Liverpool de Jurgen Klopp, em 2019/20, mas depois desse ano mais ninguém conseguiu travar o ferrari do Manchester City.
Estas 8 temporadas ainda se traduzem em 4 Taças da Liga inglesa, 2 Supertaças e 2 Taças de Inglaterra, um número que, ainda este ano, pode ficar desatualizado já que os citizens ainda vão jogar a final contra o Manchester United. Além disso, Guardiola fez as pazes com a Europa e levou o Man. City à inédita conquista da Liga dos Campeões, seguida da Supertaça Europeia e do Mundial de Clubes.