Sheffield Wednesday: Dono pede dinheiro aos adeptos para «salvar o clube»
Emblema da 2ª divisão de Inglaterra atravessa graves problemas financeiros e está no último lugar do campeonato
O empresário tailandês Dejphon Chansiri, dono do Sheffield Wednesday, revelou que o clube tem 19 dias para angariar 2 milhões de libras (aproximadamente 2,3 milhões de euros), e por isso decidiu pedir ajuda... aos adeptos.
«Se 20 mil pessoas derem 100 libras cada, temos 2 milhões de libras. Precisamos desse valor antes do dia 10 de novembro para garantir que todos os pagamentos são feitos», assumiu, ao jornal local Sheffield Star.
A maior parte desse dinheiro seria para pagar impostos em atraso ao governo britânico, mas também os salários dos jogadores e da equipa técnica do clube.
A urgência tem a ver com as regras da Liga de Futebol Inglesa (que gere o segundo, terceiro e quarto escalões) que ameaça o Sheffield com um embargo: se as dívidas não forem pagas até ao dia 19 de novembro, o clube não poderá contratar jogadores nas próximas três janelas de transferências.
Chansiri, dono do clube desde 2015, afirmou que não pode injetar mais dinheiro no mesmo, por estar a aguardar que, entre outros negócios nos quais está envolvido, lhe paguem dívidas em atraso. Acrescenta também que a pandemia do Covid-19 e as guerras na Ucrânia e em Israel «tiveram um efeito dominó» no atraso de vários pagamentos que lhe são devidos.
O tailandês apelou ainda a que os adeptos do clube deixem de ser «negativos» e que ajudem a saldar as dívidas do mesmo: «É engraçado, há adeptos que dizem que o clube é deles e que eu sou só um guardião. Se querem salvar o vosso clube, esta é a vossa oportunidade. Não protestem, salvem o clube. Se não, não vamos poder contratar novos jogadores e poderemos descer mais do que uma divisão.»
A queda de um histórico
Fundado em 1867, o Sheffield Wednesday é um dos clubes mais antigos do mundo. Conquistou quatro ligas inglesas no início do século XX e em 1991 ganhou o seu último troféu, vencendo o Man. United de Sir Alex Ferguson na final da Taça da Liga, quando estava no Championship (segunda divisão).
Este ano, também no Championship, as corujas estão a protagonizar o pior início de época da história do clube: após 14 jornadas, estão no último lugar do campeonato, com apenas 6 pontos conquistados. A primeira vitória da época só ocorreu na última jornada, frente ao Rotherdam (2-0).