Shakhtar Donetsk-FC Porto: siga aqui em direto
Galeno no Shakhtar Donetsk-FC Porto
Foto: IMAGO

Shakhtar Donetsk-FC Porto: siga aqui em direto

INTERNACIONAL19.09.202318:34

Jogo disputado em Hamburgo, na Alemanha.

APITO FINAL

O FC Porto entra com o pé direito na Liga dos Campeões 2023/24, ao vencer o Shakhtar Donetsk, em Hamburgo (1-3). Galeno foi a figura do encontro, com dois golos e uma assistência.

90' Quatro minutos de tempo adicional mínimo...

79' Outra vez Zubkov a testar a atenção de Diogo Costa.

73' Jorge Sánchez e Nico González rendem João Mário e Ivan Jaime.

72' João Mário com queixas físicas...

65' Defende Diogo Costa! Zubkov remata de ângulo difícil, mas obriga o guarda-redes do FC Porto a defesa apertada.

60' As duas equipas continuam a querer marcar mais golos e só a atenção dos dois guarda-redes tem impedido até agora que a segunda parte seja tão 'atribulada' quanto a primeira.

Começa a segunda parte e Sérgio Conceição faz uma alteração, com a saída de Zaidu, que tinha ficado com queixas num lance, e a entrada de Wendell.

INTERVALO! O ritmo do jogo baixou no último terço da primeira parte, depois de quatro golos em 30 minutos. Com a vantagem de dois golos, interessará ao FC Porto controlar mais a bola e não deixar o Shakhtar assustar a defesa.

Sérgio Conceição aproveita uma paragem no jogo, enquanto João Mário é assistido pela equipa médica, para chamar primeiro Taremi e depois a dupla André Franco e Eustáquio, para dar indicações.

29' GOLO DO FC PORTO! Mais um bom trabalho de Galeno pela esquerda, a cruzar para Taremi e o avançado iraniano não perdoa. Está feito o 1-3!

15' GOLO DO FC PORTO! Galeno a bisar após um mau passe de Sikan, que o deixou de frente para o guarda-redes. O jogador portista foi muito assobiado pelo público no estádio, por ter ido celebrar em direção às bancadas.

13’ GOLO DO SHAKHTAR! Marca Kelsy, de cabeça. O venezuelano de apenas 19 anos a corresponder de cabeça a um cruzamento da direita. Pepe estava por perto, mas não chegou lá, e Diogo Costa só conseguiu ficar a olhar para a bola a entrar na baliza.

8' GOLO DO FC PORTO! Marca Galeno. Recuperação de bola de Alan Varela no meio-campo ofensivo, Taremi lança André Franco e o médio remata para defesa do guardião ucraniano, mas a bola sobra para Galeno e está feito o primeiro da partida.

4' O primeiro remate da partida pertenceu ao FC Porto, mas Eustáquio pegou mal na bola e esta saiu muito por cima da baliza ucraniana. No lance seguinte, Sudakov fintou David Carmo e o central portista fez falta, tendo visto de imediato o cartão amarelo que o pode condicionar para o resto da partida.

COMEÇA O JOGO!

No relvado, a UEFA espalhou uma mensagem de paz. Há muitas bandeiras da Ucrânia no estádio, sinal de que os muitos refugiados da guerra que vivem agora na Alemanha vieram apoiar a equipa e o país.

O aquecimento da equipa do Shakhtar:

A equipa do FC Porto entra em campo para o aquecimento e é saudada pelos adeptos azuis e brancos que, segundo informações recolhidas por A BOLA, serão cerca de mil.

Os guarda-redes Diogo Costa e Cláudio Ramos são os primeiros a entrar para o aquecimento. O titular faz hoje 24 anos.

O árbitro deste encontro será o italiano Davide Massa, com Filippo Meli e Stefano Alassio como assistentes, e Matteo Mercenaro como 4.º árbitro. No VAR estarão Aleandro Di Paolo e Massimiliano Irrati.

Sérgio Conceição faz quatro alterações em relação ao 11 que entrou em campo na Amadora, na passada sexta-feira. Regressam à titularidade os laterais João Mário e Zaidu, abandonando o sistema de três centrais, entram ainda Eustáquio e Taremi.

ONZE DO FC PORTO: Diogo Costa, João Mário, Pepe, David Carmo, Zaidu, Alan Varela, André Franco, Eustáquio, Iván Jaime, Galeno e Taremi.

Os suplentes: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Grujic, Francisco Conceição, Jorge Sánchez, Nico González, Wendell, Fran Navarro, Romário Baró, Toni Martínez e Gonçalo Borges.

A chegada do FC Porto ao estádio do Hamburgo SV:

O guarda-redes Dmytro Riznyk, de 24 anos, habitual titular da equipa ucraniana, perdeu o irmão na guerra há apenas seis dias e, depois de ter falhado o último jogo da equipa, diante do Obolon-Brovar, está de regresso ao 11.

O onze do Shakhtar Donetsk:

A equipa do Shakhtar já chegou ao estádio e veio ao relvado ambientar-se. À entrada, ouviu aplausos dos ainda poucos adeptos presentes:

O balneário do FC Porto está preparado para receber a equipa azul e branca, que vai vestir o equipamento principal desta época:

O balneário do Shakhtar também aguarda a chegada da equipa ucraniana:

Os adeptos do FC Porto concentraram-se na zona portuguesa da cidade de Hamburgo e seguiram juntos para o Volksparkstadion:

À porta do estádio, ucranianos angariam fundos para a comunidade de refugiados. Só na Alemanha, há mais de um milhão de refugiados que fugiram da guerra na Ucrânia.