17 setembro 2023, 12:25
FC Porto procura ganhar primeiro jogo de uma fase de grupos na era Sérgio Conceição
Três derrotas e dois empates é o saldo dos arranques na prova no reinado do treinador
Equipas portuguesa e ucraniana encontram-se esta terça-feira, mais ou menos a meio caminho. O terreno é neutro, mas os azuis e brancos querem entrar na Liga dos Campeões ao ataque pelos oitavos de final
Já se sabe que Sérgio Conceição faz questão de lutar por cada vitória, por cada título, até ao fim. Mas, esta terça-feira à noite, em Hamburgo, o treinador portista será provavelmente mais exigente com o início. É que, desde que assumiu os comandos do FC Porto, o técnico nunca venceu o primeiro jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões.
17 setembro 2023, 12:25
Três derrotas e dois empates é o saldo dos arranques na prova no reinado do treinador
Para tentar quebrar a tradição, os últimos dias não têm ajudado. Conceição voltou ao banco após um longo castigo e período de silêncio, frente ao Estrela da Amadora, e a equipa conquistou os três pontos, mas perdeu Marcano e Evanilson, ambos por lesão. Também Danny Namaso, que vinha a ter mais oportunidades esta época, se encontra entregue ao departamento médico. E há ainda Pepê, que ficou na Invicta porque vai cumprir castigo, pela expulsão no último jogo nesta competição na época passada, frente ao Inter.
Na última partida, na passada sexta-feira, o FC Porto alterou o sistema habitual e apostou em três centrais, com David Carmo a assumir o meio da defesa. Agora, frente ao Shakhtar, a dúvida é se Sérgio Conceição mantém o esquema (com Fábio Cardoso), ou se vai voltar a mudar. A pista foi dada na conferência de imprensa de antevisão: «Poderá ser que se mude alguma coisa e que seja ligeiramente diferente do que apresentámos frente ao Estrela...» Mais logo veremos.
Certo é que o central Pepe vai cumprir a sua 19.ª na Liga dos Campeões (quem dera a muitos clubes). «Mas é como se fosse a primeira«, garantiu o próprio, admitindo que vai sentir, esta noite, «aquele friozinho na barriga» antes de entrar no grande palco do futebol europeu.
18 setembro 2023, 19:45
O capitão é o mais experiente da equipa azul e branca e revela um pouco do que vai dizendo aos mais novos
No meio-campo, os reforços Alan Varela e Iván Jaime não desiludiram frente ao Estrela, mas Nico González também espreita nova oportunidade, ele que vinha a conquistar o seu espaço na equipa, mas que perdeu o lugar após o empate caseiro com o Arouca.
O ataque, esta época com mais opções, tem servido para rodar jogadores, mas, pelo golo que deu a vitória na última partida, Taremi poderá ser o único a ter lugar assegurado.
18 setembro 2023, 09:00
Afastado de casa pela guerra, o Shakhtar Donetsk ‘recebe’ o FC Porto na cidade alemã. O jogo vai ser disputado no estádio do Hamburgo SV, um outrora campeão europeu que luta por voltar à ribalta enquanto vive dérbis intensos com o FC St. Pauli
Hamburgo é uma cidade com história no futebol em geral, mas também para o FC Porto em particular. Foi aqui que, em 2006, Lucho González marcou um golo «memorável», conforme o clube fez questão de recordar nos últimos dias, nas redes sociais.
A guerra na Ucrânia obriga o Shakhtar a jogar longe de casa, mas a escolha de Hamburgo vai aproximar a equipa de Donetsk de alguns dos seus adeptos. É que na Alemanha vivem atualmente cerca de 1,1 milhões de refugiados ucranianos, segundo um relatório da Plataforma de Migração EWL e do Centro de Estudos da Europa de Leste.
«Os nossos soldados lutam nas batalhas e nós lutamos na arena desportiva. Portanto, é esse o nosso dever como cidadãos da Ucrânia», afirmou o capitão Taras Stepanenko, na conferência de imprensa de antevisão da partida.
Já o treinador, Patrick van Leeuwen, admitiu que a equipa «sente falta» dos jogadores que estão ausentes, como os centrais Bondar e Matvienko, mas assegurou que o Shakhtar Donetsk tem «qualidade suficiente para continuar a evoluir».
Guarda-redes: Diogo Costa e Cláudio Ramos.
Defesas: João Mário, Fábio Cardoso, Pepe, David Carmo, Zaidu, Jorge Sánchez e Wendell.
Médios: Eustaquio, Grujic, Nico González, Iván Jaime, André Franco, Romário Baró e Alan Varela.
Avançados: Taremi, Francisco Conceição, Galeno, Fran Navarro, Toni Martínez e Gonçalo Borges.
Guarda-redes: Artur Rudko, Tymur Puzankov, Dmytro Riznyk, Denys Tvardovskyi
Defesas: Stav Lemkin, Giorgi Gocholeishvili, Irakli Azarov, Yukhym Konoplia, Eduard Kozik, Yaroslav Rakitskyi, Danylo Udod
Médios: Denil Castillo, Taras Stepanenko, Eguinaldo, Dmytro Kryskiv, Marian Shved, Heorhii Sudakov, Oleksandr Zubkov, Dmytro Topalov, Artem Bondarenko, Novatus Miroshi, Oleh Ocheretko, Yehor Nazaryna, Newerton, Oleksii Kashchuk
Avançados: Danylo Sikan, Bohdan Viunnyk, Kevin Kelsy