Neste momento, há dez emblemas nacionais a pontuar para Portugal; dois são responsáveis por mais de metade dos pontos; Sporting ainda sem pontos nesta época
As contas não se fazem, vão-se fazendo. Os números do Ranking UEFA mudam a cada jornada europeia e, por isso, a contribuição de cada emblema sofre alterações. Porém, a perceção de que há dois clubes portugueses que contribuem mais do que os outros é correta: Benfica e FC Porto, obviamente.
Os encarnados são, neste momento, a formação que mais contribui para o ranking português. Os pontos do Benfica representam praticamente 28 por cento da pontuação nacional (27,975 para ser-se exato).
A Primeira Liga parte atrás da Eredivisie e da Ligue 1; para 2024/25, Portugal só tem duas equipas na Liga dos Campeões; o que é preciso para voltar a ter três vagas e continuar a somar milhões
Segue-se o FC Porto, com 25 por cento (24,905) e, agora, o SC Braga, fruto também dos pontos amealhados já nesta temporada. Dos quatro clubes que estão na Europa, o Sporting é aquele que tem contribuição menor, mas isso também se explica pelo facto de os leões não terem qualquer ponto em 2023/24. Benfica e FC Porto têm já quatro, devido à bonificação pela entrada direta na fase de grupos.
Formato da prova vai mudar; grupos desaparecem; não há passagem para a Liga Europa
Aqui reside também um dos problemas do futebol nacional no que ao ranking diz respeito. O Sporting contribui com 16,35 por cento e no quinto lugar surge o Vitória de Guimarães com…5,1 por cento. Uma diferença significativa e que mostra bem que, entre seis clubes que a I Liga coloca nas competições europeias, só quatro têm, de facto, uma contribuição significativa para o lugar de Portugal na Europa.
A PERCENTAGEM DE CONTRIBUIÇÃO DOS CLUBES PORTUGUESES PARA O RANKING UEFA NOS CINCO ANOS