Sérgio Conceição, as contas do título e um «comentário com cheiro a naftalina»

FC Porto Sérgio Conceição, as contas do título e um «comentário com cheiro a naftalina»

NACIONAL17.02.202314:28

A vitória no clássico com o Sporting, na última jornada, colocou o FC Porto a cinco pontos do líder Benfica, mantendo em aberto a luta pelo título. Convidado a recordar experiências em épocas anteriores, quando esteve na frente e perdeu (2018/19) e quando veio de baixo para ser campeão (2019/20), Sérgio Conceição não quis antecipar o desfecho desta temporada.

«Tenho essa experiência, mas é preciso olhar para o contexto de cada um desses campeonatos e dissecar o que aconteceu. No ano em que perdemos, lembro-me que nos últimos dez jogos vencemos nove e empatámos um – esse é um dos campeonatos que me está aqui (aponta para a garganta)», disse o treinador do FC Porto, que analisou de forma pragmática o atual cenário:

«Estamos atrás do Benfica e não podemos facilitar. Temos de olhar para o próximo jogo com o Rio Ave como uma final esperando, e isso não depende de nós, que o nosso rival possa perder pontos. Basta o rival empatar um jogo para passarmos a depender apenas de nós. Para isso temos de ganhar os nossos jogos.»

Questionado sobre um comentário relativo ao clássico com o Sporting, que servia apenas para decidir o segundo lugar e a luta pela Champions, já que o FC Porto dificilmente será campeão, o técnico dos dragões atirou: «Se perdermos mais alguns pontos e o nosso adversário continuar a ganhar, assim não seremos campeões. Mas parece-me um comentário com cheiro a naftalina.»