SC Braga-Rapid Viena: minhotos não costumam tremer no 'play-off'
SC Braga chega moralizado após vitória suada no Bessa/Instagram

ANTEVISÃO SC Braga-Rapid Viena: minhotos não costumam tremer no 'play-off'

NACIONAL22.08.202408:00

Na época passada, bracarenses disputaram esta fase, mas para a Liga dos Campeões; natural favoritismo perante um «adversário duro de roer», diz Carlos Carvalhal, que faz a estreia em casa na Liga Europa

Na época passada, o SC Braga disputou o play-off de acesso à Liga dos Campeões e conseguiu entrar na prova milionária, após duas vitórias (2-1 e 1-0) sobre os gregos do Panathinaikos. Em 2024/25, os minhotos voltam a estar na mesma situação, mas para competir na fase de grupos da Liga Europa.

A partir das 20.30 horas, os guerreiros do Minho vão defrontar os austríacos do Rapid Viena e Carlos Carvalhal, novo técnico dos bracarenses, irá querer entrar com o pé direito no Estádio Municipal de Braga, corrigindo os desapontantes empates ante Servette (0-0) e Estrela da Amadora (1-1), este na jornada inaugural da Liga, que contribuíram para a saída precipitada de Daniel Sousa do comando técnico.

Será o primeiro jogo oficial entre as duas formações.

O SC Braga é favorito na eliminatória e pretenderá construir uma boa vantagem para a segunda mão, no dia 29 de agosto, às 20 horas. Em caso de passagem, a equipa portuguesa irá juntar-se ao FC Porto na próxima fase da competição.

Os minhotos têm tido um início de temporada algo atribulado. Ainda invicto nos seis jogos oficiais, com quatro vitórias e dois empates, a exibição da equipa não tem convencido os adeptos e o exigente presidente António Salvador, que já optou pela mudança de treinador.

A entrada de Carlos Carvalhal no comando técnico parece ter assegurado uma maior estabilidade à equipa, que somou a primeira vitória (1-0) na Liga, no reduto do Boavista.

Nas competições europeias, o SC Braga defrontou equipas modestas: na 2.ª pré-eliminatória, eliminou os israelitas do Maccabi Petah Tikva, num agregado de 7-0 em dois jogos. Na eliminatória seguinte, foi a vez do Servette, que até conseguiu um bom resultado (0-0) em Braga. No entanto, os bracarenses foram mais fortes (2-1) no segundo jogo, na Suiça.

Equipa provável: Lucas Hornicek; Víctor Gómez, Robson Bambu, Bright Arrey-Mbi e Adrian Marin; Vítor Carvalho e Rodrigo Zalazar; Roger Fernandes, Ricardo Horta, Bruma; Roberto Fernández

Lesionados: Paulo Oliveira, Sikou Niakaté e João Moutinho

Em dúvida: Mattheus Magalhães

Castigo disciplinar: Simon Banza

A figura: Roberto Fernández

Um dos reforços do SC Braga para a temporada em curso, o jovem ponta de lança espanhol, de apenas 22 anos, começou a dar um ar da sua graça, tendo marcado pelo segundo jogo consecutivo.
Mas não se pense que os golos de Roberto Fernández apareceram… ao acaso. Têm sido, de resto, a sua imagem de marca. Especialmente na temporada passada. Porque os números alcançados pelo ponta de lança ao serviço do Málaga, em 2023/2024, são dignos de um verdadeiro matador: 20 golos marcados em 40 partidas realizadas.

Roberto Fernandez festeja o golo do SC Braga em Genebra. Imagem: EPA/SALVATORE DI NOLFI

O que disse Carlos Carvalhal: «Queremos ganhar e passar a eliminatória. Um osso muito duro de roer. Respeitar o adversário que tem confiança e que tem uma forma de jogar muito diferente, a qual as equipas portuguesas normalmente não encontram, essencialmente, quando têm a bola. Temos de ter humildade, trabalhar e consciência que o adversário tem valor. Jogar no limite do risco, vamos ter de arriscar em alguns momentos para ganhar, pois queremos passar a eliminatória.»

Carlos Carvalhal: «Vai ser um osso duro de roer»

21 agosto 2024, 12:54

Carlos Carvalhal: «Vai ser um osso duro de roer»

Treinador do SC Braga fez a antevisão da partida frente ao Rapid Viena para a 1.ª mão do play off da Liga Europa; o técnico conta com duas vitórias, nos primeiros jogos pelos guerreiros

Os austríacos também apresentam um registo de invencibilidade, com sete vitórias e um empate. Nas provas europeias, afastaram os polacos do Wisla Cracóvia, após duas vitórias (2-1 e 6-1). Seguiram-se os turcos do Trabzonspor, no qual milita Pedro Malheiro, ex-Boavista, expulso na derrota por 0-2, na segunda mão. No primeiro duelo, o Rapid venceu por 1-0.

No campeonato, o Rapid está na vice-liderança, com sete pontos, menos dois do que o Salzburgo ao fim de três jornadas. Na Taça, a equipa está apurada para os 16avos de final da prova.

No ano passado, o Rapid Viena ficou no quarto lugar do play-off de campeão, conquistado pelo Sturm Graz.

Equipa provável: Niklas Hedl; Bendeguz, Serge Raux-Yao Bolla Nenad Cvetkovic e Jonas Auer; Lukas Grgic e Mamadou Sangaré; Dion Beljo, Matthias Seidl, Isak Jansson; Guido Burgstaller

Lesionados: Ferdy Djuif, Thierry Gale, Bernhard Zimmermann, Jakob Scholler, Noah Bischof

A figura: Dion Beljo

O avançado internacional croata, de 22 anos, leva já quatro golos, sendo dois na Liga. Fisicamente possante, será uma arma a ter em conta.

Petar Musa e Dion Beljo ouvem as instruções de Zlatko Dalic (Pixsell/IMAGO)

O que disse Robert Klauss: «O SC Braga é uma equipa muito ofensiva, com muita posse de bola, que gosta de atacar e não tanto de defender, será por aí que poderemos feri-los.»