Em caso de triunfo em Alvalade, SC Braga reduz para seis pontos a distância para os leões; lugar de acesso à Liga dos Campeões é cenoura para correr atrás; ‘reforço’ Niakaté deve ir para o banco de suplentes.
Com o regresso aos triunfos frente ao Moreirense (1-0), na última ronda da Liga, o SC Braga desloca-se no domingo (18 horas) ao Estádio José Alvalade para medir forças com o Sporting, na 21.ª jornada do Campeonato Nacional. Em caso de triunfo - tendo em conta o jogo em atraso dos leões -, os bracarenses reduzem a distância para o agora 2.º classificado para seis pontos. Algo que serve de motivação especial para a equipa de Artur Jorge, na tentativa de se aproximar dos lugares que garantem o acesso à Liga dos Campeões 2024/25, ou mesmo à entrada direta na fase de grupos da Liga Europa, com o 3.º lugar.
Estes confrontos diretos são essenciais para esses objetivos e frente aos leões foi mesmo o resultado mais positivo da 1.ª volta. Os bracarenses empataram a uma bola, em casa, sendo das poucas equipas que tirou pontos ao Sporting, naquela que foi a única igualdade dos verde e brancos na Liga. Recorde-se que perdeu, em casa, com o Benfica (0-1) e no Estádio do Dragão, com o FC Porto (0-2). Uma partida essencial, não só no aspeto da aproximação aos lugares mais à frente, mas também para segurar esta 4.ª posição. Isto porque o Vitória de Guimarães está a somente um ponto, no 5.º lugar, se bem que também tem jogo grande, com a receção ao Benfica.
Sikou Niakaté está de volta do Campeonato Africano das Nações (CAN), depois ter representado a seleção do Mali na competição. O central, de 24 anos, já se treinou hoje com os restantes companheiros, mas não deve ser opção para o onze inicial na viagem a Lisboa, assim como Serdar, que já cumpriu o jogo de suspensão - cinco amarelos.
José Fonte, de 40 anos, e Paulo Oliveira, de 32, devem continuar como opções iniciais, pois há uma semana de descanso e o triunfo (1-0) alcançado foi somente o segundo sem sofrer golos no que ao campeonato diz respeito.
Central volta do CAN, depois da eliminação do Mali, e é mais um reforço para o eixo da defesa com vista ao jogo contra o Sporting; turco Serdar é outra opção, depois de cumprido o castigo
Entretanto, o SC Braga foi multado em cerca de 4.500 euros, devido às tochas no jogo com o Chaves em casa (3.190 €) e às tarjas exibidas em protesto com o presidente António Salvador e com a proposta de alteração aos estatutos, retirada posteriormente em Assembleia Geral (1.275 €), sendo que os arsenalistas vão recorrer desta última.