CAN: RD Congo supera Guiné-Conacri e segue para as meias-finais
Equipa de Simon Banza venceu pela primeira vez na competição (e com um golaço de livre)
Após quatro empates em quatro jogos, a República Democrática (RD) do Congo escolheu uma boa altura para se estrear a vencer no CAN ao derrotar a Guiné-Conacri por 3-1. Simon Banza, do SC Braga, entrou no decorrer da 2.ª parte.
O jogo até começou de feição para a Guiné-Conacri quando Mbemba, ex-FC Porto, fez falta na sua grande área, permitindo assim que Mohamed Bayo (20’) inaugurasse o marcador. No entanto, sete minutos depois, o central do Marselha redimiu-se desse erro e empatou a partida.
Depois, o ritmo de jogo baixou, as equipas não criaram muito perigo e só na 2.ª parte é que as redes voltaram a abanar, após Julian Jeanvier cometer um penálti, que Yoane Wissa aproveitou para confirmar a reviravolta no marcador (65’).
E já aos 82’, quando se percebia que o Congo tinha o jogo controlado, Masuaku confirmou a vitória com um grande golo de livre direto.
Os leopardos confirmaram assim o apuramento para as meias-finais do CAN, onde não estavam desde 2015 - algo que certamente deixou feliz aquele que foi considerado como o melhor adepto no estádio, por parte da Confederação Africana de Futebol.
A RD Congo aguarda agora pelo vencedor da partida entre Mali e Costa do Marfim, que se realiza este sábado, para conhecer o seu adversário.
Já a Guiné-Conacri perdeu a hipótese de chegar pela primeira vez na sua história às meias-finais do CAN.