SC Braga: Abel Ruiz ganha créditos
Abel Ruiz com Borja (Miguel Nunes/ASF)

SC Braga: Abel Ruiz ganha créditos

NACIONAL05.02.202420:33

Espanhol reencontrou a rota dos golos; fez apenas quatro esta época, mas todos resultaram em triunfos; Leões que se cuidem!

Não há mal que dure sempre e Abel Ruiz parece ter reencontrado a rota dos golos, gozando agora os créditos de dois remates certeiros determinantes nos sucessos recentes do SC Braga: um frente ao Sporting, na meia-final da Taça da Liga, o outro anteontem, no triunfo sobre o Moreirense. Os dois jogos tiveram o mesmo desfecho, 1-0, mas para o internacional espanhol o golo  aos cónegos teve peso especial: quebrou um longo jejum no campeonato que durava desde 7 de outubro, quando marcou ao Rio Ave, numa vitória por 2-1 arrancada a ferros no tempo de compensação. 

Esta época todos os golos do avançado foram decisivos para a equipa. Tem na contabilidade pessoal um outro tento apontado ao Panathinaikos – triunfo por 2-1 – no play-off de qualificação para a Liga dos Campeões. Talismã, ou não, o certo é que o espaço do atacante foi ficando progressivamente mais reduzido à medida que Banza emergia como principal referência goleadora do SC Braga. No sistema de Artur Jorge cabe apenas um ponta de lança, ainda que o 4x2x3x1 do treinador autorize  certas nuances. 

Com Banza ainda no Campeonato Africano das Nações — joga quarta-feira frente à Costa do Marfim o acesso à final pela República Democrática do Congo —, Abel Ruiz aproveita a ausência do concorrente para recuperar algum terreno perdido e elevar a autoestima. É como uma segunda vida. Guardando memórias reconfortantes e frescas do mais recente confronto com o Sporting, o atual momento de Ruiz não pode nem deve ser menosprezado pelos leões. Desde que chegou a Portugal, em 2019, o jogador formado no Barcelona marcou por três vezes ao Sporting.