Santa Clara vence e mantém distância do Aves SAD
(SANTA CLARA)

Santa Clara vence e mantém distância do Aves SAD

NACIONAL12.02.202420:07

Bis de Alisson Safira ante o Feirense; Carnejy Antoine reduziu para os fogaceiros; noite azarada para o guarda-redes Diego Calai, que esteve envolvido nos dois golos açorianos, reduzidos a 10 jogadores, já nos minutos finais, após expulsão de Eduardo Ageu

O Santa Clara venceu, esta segunda-feira, o Feirense por 2-1, num jogo a contar para 21.ª jornada da Liga 2. Com esta vitória, os açorianos mantêm a distância para o mais direto perseguidor, Aves SAD.

Sem acusar o desgaste físico do jogo adiado ante o FC Porto para os quartos de final para a Taça de Portugal, o Santa Clara cedo demonstrou as suas intenções de dominar a partida. Ao minuto 9, Pedro Pacheco cabeceou para o fundo das redes, mas valeu um corte fantástico do avançado Carnejy Antoine em cima da linha, a desviar a bola por cima da baliza.

Pouco depois, Diego Calai cometeu um erro decisivo. O guarda-redes, cedido pelo Sporting, recebeu mal a bola e perdeu a mesma para Alisson Safira, que foi, posteriormente, derrubado já dentro da área pelo guardião fogaceiro. O juiz da partida, Miguel Nogueira, teve dúvidas em assinalar a falta, mas o VAR chamou-o à razão, com a decisão a ser comunicada para todo o estádio.

Apesar de ter falhado a cobrança do castigo máximo na ronda anterior frente ao Vilaverdense (1-1), Alisson Safira revelou confiança e bateu colocado, para o lado direito, sem hipóteses para Diego Calai.

Contra a corrente do jogo, o Feirense chegou ao empate aos 35 minutos, por Carnejy Antoine. O avançado internacional haitiano, de 32 anos, isolado por Sérgio Conceição, filho do técnico do FC Porto, na profundidade, escapou à marcação de Luís Rocha e rematou na passada com a bola a passar entre as pernas do guardião Gabriel Batista, num lance em que ficou muito mal na fotografia.

Perto do intervalo, Diego Calai voltou a cometer novo erro e colocou os visitados na frente do marcador, defendendo a bola para dentro da baliza, após um remate à meia volta de Alisson Safira.

Na segunda parte, o Santa Clara continuava a dominar a partida, mas a vantagem magra mantinha o jogo em aberto. Sem terem muito para isso, os fogaceiros quase empatavam o encontro, mas Olamide Shodipo, em estreia pela equipa de Ricardo Sousa, não conseguiu, ao segundo poste, dar sequência um cruzamento de Dudu.

A resposta açoriana surgiu por Rafael Martins, que atirou à malha lateral, depois de tirar Diego Calai do caminho. O jogo estava perigoso, com os visitantes a crescerem no encontro, a chegar com mais frequência à baliza adversária, mas sem criar reais ocasiões de golo. Nota ainda para a expulsão do médio Eduardo Ageu, da equipa da casa, que tinha entrado aos 83'.

Vitória sofrida, mas justa do Santa Clara, que continua no topo da tabela, confirmando os créditos de claro candidato à subida de divisão. Já o Feirense segue no 21.º lugar, com 21 pontos. Refira-se que a única vitória forasteira foi a 8 de outubro, na 7.ª ronda, no reduto do Benfica B (3-2).