Romero, o melhor guarda-redes do mundo a defender penáltis
Romero, guarda-redes do Boca Juniors

Romero, o melhor guarda-redes do mundo a defender penáltis

INTERNACIONAL06.10.202312:02

O Palmeiras de Abel Ferreira estava a um passo de mais uma final da Taça dos Libertadores, após o empate no terreno do Boca Juniors (0-0), mas acabou por cair, em casa, no desempate por pontapés da marca de grande penalidade. É que na baliza argentina está um campeão mundial de defesas em penáltis, alguém com números que parecem impossíveis: Sergio Romero.

É de abrir a boca de espanto quando olhamos para os números de Romero. Para ele, defender um penálti não é angústia tão grande, como acontece com a maioria. Até hoje, teve 23 penalidades contra e defendeu 12 (!), o que representa a maioria, 52% delas.

E foi este talento único que travou o Palmeiras e Abel Ferreira, que depois do empate sem golos na Argentina acreditou em mais uma conquista da mais importante competição de clubes da América do Sul, mas passou pela enorme desilusão de não fazer melhor que o empate (1-1) na segunda mão, em casa, o que levou o jogo para o desempate por pontapés da marca de grande penalidade.

E com Romero na baliza, era meio caminho andado para a eliminação. E foi mesmo essa a realidade: era a quarta vez que uma equipa que tinha a baliza entregue a Romero chegava a um desempate por penáltis e aconteceu o que no passado tinha sempre acontecido: venceu o Boca Juniors, a equipa de Romero, e com dois pontapés defendidos pelo internacional argentino.

O Palmeiras estava avisado para o talento de Romero a defender remates da marca dos 11 metros, com a imprensa brasileira a destacar que Romero chegava com 10 defesas em 19 penáltis e fechando esta análise a jogos da Taça dos Libertadores eram 5 as defesas em oito penalidades. A última vítima foi o Palmeiras. 

Romero foi formado no Racing, jogou no AZ Alkmaar, na Sampdoria e no Mónaco, mas foi no Manchester United onde passou mais tempo: oito temporadas. Ainda passou pelo Veneza, antes de assinar pelo Boca Juniors, onde está também Cavani, esse mesmo, o avançado que chegou a estar perto do Benfica e que marcou golo decisivo na meia-final contra o Palmeiras.

Se a final com o Fluminense, marcada para 4 de novembro, no mítico Estádio do Maracanã, for a penáltis, não será difícil prever quem tem mais possibilidades de vencer...