Riu o último no Dragão e logo deixou de o ser
Rafik Guitane e Holsgrove muito visados nos festejos do Estoril no Dragão (ESTELA SILVA/LUSA)

Riu o último no Dragão e logo deixou de o ser

NACIONAL04.11.202309:33

Estoril provoca primeira derrota em casa do FC Porto. Só uma vez vencera no Dragão, há dez anos. Taremi falhou outro penálti

A vitória do Estoril no Dragão provocou alteração de fundo na Liga. O riso do último, que agora de lá saiu, prevaleceu na casa azul e branca onde o FC Porto não perdia, para a Liga, desde o jogo com o Gil Vicente na época passada, em que terminou o encontro reduzido a nove unidades. Mais do que isso, a derrota dos azuis e brancos surpreende não só pelo facto de o Estoril ter chegado ao jogo como último da tabela, mas pelos sinais positivos que a equipa de Sérgio Conceição tinha dado.

O último período do FC Porto, com quatro vitórias em três provas diferentes, mas, sobretudo, com tranquilidade relativa, em contraste com o período em que a equipa venceu ou empatou vários jogos na compensação, não fazia prever a queda de ontem.

Muito menos quando Mehdi Taremi partiu para a marca de grande penalidade bem cedo. O iraniano foi o segundo jogador do FC Porto a falhar um penálti esta época, depois de Galeno desperdiçar frente ao Arouca.

O Estoril contava apenas com um triunfo em casa do FC Porto. Acontecera há dez épocas, em 2013/2014, quando Evandro marcou de grande penalidade e os canarinhos venceram por 1-0. Agora foi Jordan Holsgrove quem ficou para a história dos duelos entre as duas formações. Com um golo de livre direto, o escocês tirou o Estoril do fundo da tabela para lá deixar o Rio Ave. O FC Porto queria dormir isolado na liderança, passar a pressão para Sporting e Benfica, até porque se aproxima um dérbi. Quem sorriu por último, porém, foi o Estoril, com a primeira vitória em oito jogos.