Ranking UEFA: Portugal perde terreno à frente e atrás
Festejos dos jogadores da Atalanta (MANUEL DE ALMEIDA/LUSA)

Ranking UEFA: Portugal perde terreno à frente e atrás

FUTEBOL05.10.202323:18

A segunda jornada da fase de grupos das provas europeias de clubes agravou a situação de Portugal no ranking da UEFA, uma vez que, dos quatro clubes em prova, apenas o SC Braga pontuou, com a épica vitória em Berlim. 

Perante as derrotas de Benfica, FC Porto e Sporting, Portugal somou apenas 2 pontos (é quanto vale a vitória, neste caso) para dividir por seis (o número de vagas do país no início da época): o que dá 0.333 pontos amealhados para os 49.316 do total do ranking, o que deixa Portugal no 7.º lugar. 

A França, que está na 6.ª posição, contou com triunfos de Lens e Toulouse, e ainda com empates de Marselha e Lille. 6 pontos da jornada a dividir pela seis equipas em prova e, portanto, os gauleses acrescentaram 1 ponto ao total, que agora é de 54.831. 

Os Países Baíxos, que estão na 5.ª posição do ranking, perderam terreno para a França, mas afastaram-se ainda mais de Portugal, já que contaram com um triunfo do AZ Alkmaar e com os empates de PSV e Ajax. 4 pontos a dividir por 5 equipas, o que soma 0.8 ao total, agora nos 56.500. 

Se o objetivo de Portugal é olhar para cima, e recuperar posições no ranking, também convém começar a pensar na Bélgica, que está na 8.ª posição e aproveitou a semana para aproximar-se, graças aos triunfos de Gent, Genk e Club Brugge, na Liga Europa. 6 pontos a dividir por 5 equipas, o que dá mais 1.2 pontos ao ranking, cujo total é agora de 40.400. 

O cenário no ranking UEFA torna-se ainda mais preocupante se tivermos em conta que Portugal, nas contas da presente temporada, está apenas na 13.ª posição. Os belgas são...segundos.