Quando começa Bernardo Palmeiro a trabalhar no Sporting

Novo diretor geral do futebol do Sporting anunciado para 2025/2026 começa a trabalhar em Alvalade logo no final da época. Aquisições e vendas bem planeadas e naturalmente já com a supervisão do dirigente

A transferência de Hugo Viana para o Manchester City abriu a porta ao regresso de Bernardo Morais Palmeiro ao Sporting, agora para diretor geral do futebol. Os verdes e brancos anunciaram que o novo dirigente assumirá funções na próxima época mas este vai começar a trabalhar mais afincadamente logo no final da temporada, de forma a ter todas as pastas preparadas para atacar o mercado de verão.

A saída de Hugo Viana foi anunciada no sábado. O diretor desportivo dos leões, revelaram os citizens, «iniciará as suas funções a tempo inteiro no verão de 2025, mas irá colaborar com Txiki [Begiristain, atual diretor do City e que abandona o cargo depois do Mundial de clubes, que se realiza em junho e julho nos Estados Unidos] nos meses anteriores para garantir uma transição suave», pode ler-se na nota oficial divulgada pelo clube inglês.

Já o Sporting, anunciou que «Bernardo Palmeiro, que entre 2020 e 2023 prestou assessoria executiva à administração e ao departamento de futebol do Sporting, assumirá, na próxima época, a função de director geral do futebol e juntamente com o atual diretor de scouting, Flávio Costa, vão reportar diretamente ao presidente, Frederico Varandas».

O diretor de scouting, que trabalha todos os dias na Academia Cristiano Ronaldo, estará já nos próximos meses mais perto da estrutura do futebol profissional, Bernardo Palmeiro junta-se a ela então apenas no final da temporada, mas naturalmente poderá ter linha direta depois do mercado de inverno. Porque a temporada 2025/2026 começará logo a ser preparada, um pouco à imagem do que aconteceu nos últimos anos — basta lembrar, por exemplo, que em 2022 Morita chegou no verão mas em março já se tinham iniciado negociações com o Santa Clara; Ioannidis, que acabou por não ir para Alvalade, mas em abril já estava a ser tentado, como Debast, esse sim com a transferência a consumar-se; em 2023 a saída de Ugarte também foi trabalhada a partir da segunda metade da época.

Bernardo Palmeiro, recorde-se, é especialista em direito desportivo e já passou pelo Sporting, de 2020 a 2023. Durante esses três anos em que exerceu assessoria executiva à administração SAD do Sporting, fê-lo em estreita colaboração com Frederico Varandas e Hugo Viana em seis janelas de transferência, assumindo com o passar do tempo papel ativo e importante até nas negociações.

Aquisições (e vendas) que Bernardo Palmeiro já ajudou o Sporting a fazer

13 outubro 2024, 00:47

Aquisições (e vendas) que Bernardo Palmeiro já ajudou o Sporting a fazer

Negociador experiente, volta a Alvalade para ser diretor geral do futebol, numa estrutura a reportar diretamente a Varandas. No leão, entre 2020 e 2023, teve papel importante em contratações como as de Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Paulinho. Um percurso com resultados no mercado, no Sporting, no Rio Ave e também com craques de outros clubes

Palmeiro mudou-se depois para o Rio Ave em julho de 2023, para ser assessor executivo do clube e trabalhar diretamente com a presidente Alexandrina Cruz na complexa entrada de capital privado no emblema de Vila do Conde. Para além da influência no mercado de transferências, Bernardo Palmeiro teve um papel crucial no trabalho desenvolvido com o grupo de Evangelos Marinakis, o milionário grego que investiu nos vila-condenses e que detém o Olympiakos e o Nottingham Forest.

Ainda antes de ter a primeira experiência no Sporting, Bernardo Morais Palmeiro esteve dois anos ligado ao Comité Disciplinar da FIFA, já depois de ter sido consultor de projeto no Comité Olímpico Internacional. Em 2017, fundou a 14 Sports Law, um escritório de advogados dedicado a questões desportivas.