Presidentes de Benfica e FC Porto no camarote presidencial

NACIONAL08.11.202420:35

Nova era no dirigismo dos clubes contribui para cordialidade raramente vista neste século. Rui Costa e líder portista vão pisar os mesmos terrenos no clássico

Luís Filipe Vieira e Jorge Nuno Pinto da Costa trocaram com Rui Costa e André Villas-Boas na presidência de Benfica e FC Porto, respetivamente, e uma nova era poderá ter começado na relação entre os clubes.

Num passado recente, em dia de clássico em Lisboa, Pinto da Costa sentava-se nas filas de trás do camarote presidencial do Estádio da Luz, acompanhado pela sua comitiva, mantendo distância para o líder benfiquista, fosse ele Luís Filipe Vieira ou Rui Costa.

Ainda não será neste clássico que essa parte do clássico sofrerá uma inversão, até porque as relações continuam formalmente cortadas entre clubes, mas há margem de manobra para nova forma de estar e é mais do que esperado o encontro entre Rui Costa e Villas-Boas no camarote presidencial, mesmo ficando o líder azul e branco mais próximo da sua comitiva.

Villas-Boas e Rui Costa estiveram juntos na gala da Liga Portugal

As relações são cordiais — e também Frederico Varandas, presidente do Sporting, e António Salvador, presidente do SC Braga, alinham na nova filosofia do futebol português, numa altura em que se discutem temas muito importantes como a questão da centralização dos direitos televisivos —, pelo que a intenção do Benfica é manter a correção entre clubes, aconteça o que acontecer dentro de campo.

Nesse sentido, como cortesia, o Benfica deve alargar o acesso de elementos do FC Porto ao camarote presidencial: a Liga exige oito lugares, mas poderão ser 12.