A operação da PSP para o clássico da Luz

Abertura das portas do estádio ao público prevista para as 18.45 horas

A Polícia de Segurança Pública (PSP) já delineou o plano para a operação que irá levar a cabo antes, durante e depois do Benfica-FC Porto, considerado de «risco elevado», de domingo, na Luz, a contar para a 11.ª jornada da Liga, com pontapé de saída às 20.45 horas.

A hora oficial de abertura das portas do estádio ao público está prevista para as 18.45 horas. Haverá condicionamentos momentâneos ao trânsito automóvel, nomeadamente durante a deslocação de equipas e grupos organizados de adeptos, em especial aqueles que sejam considerados de risco, sendo intenção da PSP que os adeptos do FC Porto estejam nas imediações do Estádio da Luz aquando da abertura de portas.

Benfica: Bah provoca dor de cabeça a Lage

8 novembro 2024, 08:00

Benfica: Bah provoca dor de cabeça a Lage

Lateral dinamarquês continua com queixas relativas ao problema muscular sofrido no Algarve, e que o afastou do jogo com o Bayern. Kaboré, titular em Munique, ainda não fez exibição convincente

«O nosso policiamento começará no início de domingo. Estamos a contar com a chegada dos adeptos do FC Porto por volta das 17 horas à Avenida Condes de Carnide, que será o local onde se concentrará a esmagadora maioria dos adeptos do FC Porto. A lotação estará bem próxima do seu máximo. É um clássico. Acima de tudo o nosso compromisso será garantir a segurança a todos os intervenientes, promovendo um ambiente pacifico», referiu o subintendente Carlos Cachudo, comandante do policiamento, em conferência de imprensa.

Em comunicado divulgado esta sexta-feira, a PSP deu conta dos constrangimentos no trânsito e das várias recomendações dirigidas aos adeptos das duas equipas.

Leia o comunicado na íntegra:

«O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP informa que devido à realização do jogo de futebol entre as equipas Sport Lisboa e Benfica vs Futebol Clube Porto a contar para a 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic, no Estádio da Luz, em Lisboa, previsto para o dia 10 de novembro, pelas 20h45, haverá constrangimentos rodoviários nas áreas envolventes ao Estádio.

A operação a desenvolver pela PSP tem em consideração que este é considerado um jogo de “risco elevado”, prevendo-se a deslocação ao Estádio de cerca de 65 mil pessoas.

A hora oficial de abertura das portas do estádio ao público está prevista para as 18h45, no entanto, a PSP iniciará a sua ação durante a manhã, incidindo no âmbito da fiscalização do estacionamento e da circulação automóvel.

Haverá condicionamentos momentâneos ao trânsito automóvel, nomeadamente durante a deslocação de equipas e grupos organizados de adeptos, especialmente aqueles que sejam considerados de risco, sendo intenção da PSP que os adeptos visitantes estejam nas imediações do Estádio do Sport Lisboa e Benfica aquando da abertura de portas.

Os adeptos visitantes concentram na Avenida Condes de Carnide, entre a Rotunda Dr. Mário Soares e a Av. Mal. Teixeira Rebelo, pelas 17h00.

Os constrangimento de trânsito entre as 16h00 às 20h00 e após o jogo no percurso de retorno, entre as 23h00 e as 00h00, prevêem-se essencialmente nas seguintes artérias:

  • Avenida Condes de Carnide (junto à Rotunda Dr. Mário Soares) - Avenida Condes de Carnide, Avenida Machado dos Santos e todas as restantes artérias que confluem a estas;

  • Avenida Machado dos Santos – TV Compound

 O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP destacará, para este evento, um dispositivo policial entendido como adequado às circunstâncias, onde se incluem diversas valências da PSP, tais como efetivo da Divisão Policial da área, Divisão de Trânsito, Divisão de Segurança a Transportes Públicos, Divisão de Investigação Criminal, Unidade Metropolitana de Informações Desportivas, Equipas de Intervenção Rápida, Equipas de Prevenção e Reação Imediata e o reforço da Unidade Especial de Polícia.

Com este dispositivo, a principal missão da PSP é garantir a segurança de pessoas e bens, quer no interior, quer no exterior do complexo desportivo, a manutenção da ordem pública, e tentará minimizar os impactos dos condicionamentos rodoviários necessários a esta operação de segurança. 

A PSP relembra que, segundo a legislação em vigor, é crime:

• A distribuição e venda de títulos de ingresso falsos ou irregulares;

• A prática de dano em transporte público, instalação ou equipamento utilizado pelo público;

• Participação em rixa na deslocação para ou do espetáculo desportivo;

• A entrada não autorizada de qualquer pessoa na área de competição (relvado);

• Agressões, provocadas individualmente ou em grupo.  

A PSP aconselha aos adeptos:

• A deslocarem-se para o Estádio da Luz em transportes públicos, evitando trazer as suas viaturas para as imediações do mesmo;

• A chegarem com antecedência, dada a elevada afluência ao estádio e a necessidade de realização dos necessários procedimentos de segurança;

• No caso de serem utilizadas viaturas próprias, ao estacionamento em parques destinados para o efeito; e

• Evitar portar malas e mochilas para o interior do recinto desportivo.

Se considerar necessária a intervenção da Polícia, não hesite em pedir a nossa colaboração, ligue 112 e/ou 217 654 242.

A PSP apela a que os adeptos que se desloquem ao estádio adotem comportamentos de fair play desportivo, que evitem ações que ponham em causa a segurança de terceiros bem como a perturbação da ordem e tranquilidade públicas e que respeitam as instruções dos Polícias ali em serviço.»