Premier League: NES conquista crucial vitória e Fulham empata
Treinadores portugueses em destaque no campeonato inglês; Burnley próximo de voltar ao Championship e Newcastle pressiona Manchester United
Na 36.ª e antepenúltima jornada da Premier League, Nuno Espírito Santo e Marco Silva tiveram sortes diferentes, enquanto o Burnley ficou a um pequeno passo de descer de divisão. Já o Newcastle venceu e utrapassou, à condição, o Manchester United de Bruno Fernandes e Diogo Dalot na classificação.
Após conquistar somente um ponto nas quatro jornadas anteriores, o Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo voltou às vitórias na deslocação ao terreno do já despromovido Sheffield United (3-1), ganhando assim uma vantagem importante de três pontos para o Luton, a primeira equipa em zona de despromoção.
O lanterna-vermelha do campeonato até marcou primeiro - penálti de Brereton Díaz (17') -, mas o Forest rapidamente respondeu, com um remate colocado de Hudson-Odoi (27').
A reviravolta foi consumada na 2.ª parte com um golo de Ryan Yates (51'), que aproveitou a confusão na área adversária após uma bola parada para fuzilar a baliza. Hudson-Odoi bisaria aos 65' para confirmar a vitória da turma de Nuno Espírito Santo. Com esta derrota, o Sheffield chegou ainda à marca de 100 golos sofridos no campeonato.
Após ser castigado com uma dedução de quatro pontos pela Premier League, nas duas jornadas que faltam, o Forest teria de perder quatro pontos para descer de divisão (ou três, se o Luton recuperar da desvantegm de 11 golos que tem para o adversário).
Apesar dos 15 remates realizados, o Fulham de Marco Silva, com João Palhinha a titular, não saiu do nulo com o Brentford. Os cottagers registaram assim o 10.º jogo nesta época na Premier League sem sofrer um golo, o melhor registo da equipa no campeonato desde 2011/12 (quando não sofreram em 11 jogos).
O Fulham fica assim (à condição) no 12.º lugar e o Brentford em 16.º.
O Newcastle não sentiu dificuldades em golear o Burnley por 4-1, deixando a equipa treinada por Vincent Kompany a cinco pontos do Nottingham Forest, quando apenas faltam disputar duas jornadas.
Os magpies fizeram 11 remates à baliza na partida e já venciam por 3-0 ao intervalo com golos de Callum Wilson (19'), Longstaff (35') e de Bruno Guimarães (40'). Para além disso, todos os golos foram semelhantes - um jogador invadia a área adversária vindo de uma das alas, para depois passar para a entrada da mesma, onde um colega estava sempre bem colocado para finalizar.
Na 2.ª parte, Alexander Isak falhpou um penálti (defesa de Muric), mas redimiu-se depois ao fazer o quarto golo da equipa (55'). Dara O'Shea fez o tento de honra (88') para os clarets.
O Newcastle ultrapassa assim, à condição, o Manchester United e ocupa agora o 6.º lugar, que dá acesso às competições europeias. Já o Burnley está muito próximo de voltar ao Championsip.