30 dezembro 2023, 08:00
Portimonense-Sporting: Muito mais a perder do que a ganhar
Leões enfrentam equipa fragilizada, mas têm a pressão de manter a liderança
Encontro encerra a 15ª jornada do campeonato
Um jogo de loucos em Portimão que vale o triunfo suado do Sporting no final do ano. Primeira parte com dificuldades em chegar ao golo e a defesa algarvia a sobrepôr-se.
Na segunda parte chegaram os golos. Gyokeres desprendeu-se, mas Filipe Relvas mostrou a lei das bolas paradas para o empate. Um calcanhar de Paulinho resolveu tudo no Algarve. Destaque ainda para Adán e Quaresma que negaram o empate do Portimonense.
Contas feitas, o Sporting termina 2023 e começa 2024 como líder do campeonato. O Portimonense fica em 15º lugar.
Termina o jogo! (Portimonense 1-2 Sporting)
O Sporting passa o ano na liderança.
-Cinco minutos de compensação
90': Carlinhos quase a surpreender Adán, mas o chapéu saiu demasiado alto
85': Quase Hélio Varela outra vez! Na cara de Adán voltou a falhar, mas desta vez por uma grande saída do guardião espanhol
84': Confusão nos bancos termina com expulsão de elemento da equipa técnica do Sporting
80': Paulinho mostra os dentes, e de que forma! A jogada começa em Nuno Santos, Morita faz a assistência e o avançado português recupera a eficácia para o golo da vantagem. Entretanto, Ricardo Esgaio e Daniel Bragança já foram lançados por Rúben Amorim
GOLO SPORTING! Paulinho faz o 2-1 de calcanhar
Voltam a respirar de alívio os leões, num grande envolvimento coletivo.
78': Quase golo do Portimonense. Hélio Varela isola-se, mas grande corte de Quaresma na cara de Adán
-Jogo bastante animado em Portimão nos 15 minutos finais. Sporting procura o golo da liderança
75': Grande remate de Morita para uma defesa de recurso de Vinícius. Quase o 2-1 para o Sporting!
68': Filipe Relvas saltou mais alto que Gyokeres e Eduardo Quaresma num lance de bola parada muito bem trabalhado pelo Portimonense. Quando o jogo parecia praticamente resolvido, aparecem os algarvios a restabelecer a igualdade, depois das primeiras mexidas de Paulo Sérgio
GOLO Portimonense! Empata Filipe Relvas
Um golo de ombro do defesa dos algarvios após um livre cobrado de forma exímia por Gonçalo Costa. A bola parada a fazer diferença, tal como receava Rúben Amorim.
67': Paulinho quase faz o segundo golo, mas alívia a defesa do Portimonense
-Estão 4574 espetadores em Portimão
59': Gyokeres aparece no jogo e logo para marcar. Grande passe de Pedro Gonçalves alto em profundiade a descobrir o sueco na cara da baliza. A defesa do portimonense falha o corte e tudo simples para o 1-0.
GOLO Sporting! Marca o inevitável Gyokeres
Que alívio para a equipa de Rúben Amorim no primeiro momento em que o avançado sueco se liberta da defesa algarvia, bastante mal na fotografia.
52': Segundo amarelo do jogo e outra vez para um jogador do Sporting. Pedro Gonçalves com ação disciplinar.
49': Paulinho muito perto do golo após cruzamento teleguiado de Edwards pela direita. A bola foi para as mãos de Vinicius.
-Rúben Amorim faz já a primeira mexida ao intervalo. Sai Luís Neto, já amarelado, e entra Quaresma para ajudar a assegurar o controlo da profundidade dos algarvios.
Arranca a segunda parte!
Rúben Amorim tira Luís Neto e coloca Eduardo Quaresma
Ainda há muito por jogar e perspetivam-se alterações. Segundos 45 minutos decisivos.
Gyokeres está a ser uma sombra daquilo que conhecemos no Sporting, muito por mérito da defesa do portimonense, uma das piores do campeonato, mas que neste jogo se está a mostrar ao nível das melhores. Adán também já foi chamado a intervir quando a equipa algarvia foi mais testemida ofensivamente.
Tempo de intervalo em Portimão e alguns motivos de preocupação para Rúben Amorim. O Sporting procura criar, mas sem grandes ocasiões para a baliza de Vinicius. Nuno Santos tem sido um dos mais inconformados.
Intervalo em Portimão (Portimonense 0-0 Sporting)
Leões têm de fazer mais na segunda parte para chegar à vitória.
45+1': Edwards remata de pé esquerdo, mas passa por cima da baliza de Vinicius
43': Grande oportunidade para o Sporting. Nuno Santos pela esquerda, cruzamento tenso e Gyokeres e Catamo não chegam à bola
Lances de perigo do Portimonense
36': Carlinhos rematou num livre direto e Adán voltou a afastar a soco
33': Primeiro amarelo do jogo para Luís Neto, por entrada discplicente sobre Gonçalo Costa
24': Carlinhos num remate de meia-distância a ameaçar a baliza de Adán
-Nota para a estratégia defensiva do Portimonense, muito focada em Gyokeres. Sempre que há espaço para o sueco, há uma marcação específica de Pedrão e Alemão
19': Portimonense mostra-se e logo com uma grande oportunidade. Adán sai a soco da baliza e a bola sobrou para Guga que tinha tudo para alvejar a baliza, mas atirou com muita força por cima da barra.
Dez minutos iniciais e o Sporting sufoca o Portimonense na procura do primeiro golo. A equipa de Rúben Amorim apresenta o seu habitual 3-4-3 (com grande mobilidade no ataque entre Paulinho e Gyokeres), enquanto que os algarvios alinham num 5x4x1 com Hélio Varela ao centro.
10': Livre a favor do Sporting para o pé de Pedro Gonçalves, mas Pedrão tira a bola da cebeça de Gyokeres para canto
-Portimonense completamente fechado atrás e o Sporting em ataque continuado. Nuno Santos é o mais solicitado pela esquerda
-Jogo interrompido por pirotecnia
Já se joga em Portimão!
Sporting quer recuperar a liderança do campeonato, mas para isso tem de vencer o Portimonense no último jogo de 2023.
-Equipas no relvado. Grande ambiente no Estádio Municipal de Portimão
Sporting: Adán, Matheus Reis, Morita, Pedro Gonçalves, Gyokeres, Edwards, Nuno Santos, Luís Neto, Paulinho, Geny Catamo e Diomande
Portimonense: Vinicius, Jasper, Carlinhos, Dener, Gonçalo Costa, Relvas, Lucas Ventura, Guga, Alemão, Pedrão, Hélio Varela
Termina o período de aquecimento, vamos recordar os onzes!
-E agora são todos os jogadores no relvado
-Os guarda-redes já aquecem no relvado!
-Rúben Amorim aposta numa equipa claramente ofensiva com Pedro Gonçalves, aparentemente, no meio-campo e a inclusão de Paulinho junto a Gyokeres na frente de ataque. Luís Neto é o capitão no centro da defesa na ausência de Coates.
Suplentes: Nakamura, Ricardo Sousa, Seck, Ronie Carrillo, Estrela, Luan, Kim, Igor Formiga e Alcobia
Portimonense: Vinicius, Jasper, Carlinhos, Dener, Gonçalo Costa, Relvas, Lucas Ventura, Guga, Alemão, Pedrão, Hélio Varela
Suplentes: Israel, Essugo, Trincão, Bragança, Esgaio, Quaresma, Chico, Afonso Moreira, Travassos
Sporting: Adán, Matheus Reis, Morita, Pedro Gonçalves, Gyokeres, Edwards, Nuno Santos, Luís Neto, Paulinho, Geny Catamo e Diomande
Vamos aos onzes!
-Chegada da comitiva do Portimonense
-Ainda não é ano novo, mas os adeptos do Sporting lançam fogo de artifício na chegada do autocarro. Faz-se a festa em Portimão!
-A equipa de Rúben Amorim que entretanto... chegou ao Estádio Municipal de Portimão. De apoio os leões não se podem queixar!
-O balneário do Sporting e o equipamento Cristiano Ronaldo
-Boa noite! Está aberto o live de acompanhamento do último jogo do campeonato em 2023. Sporting visita o Portimonense e quer recuperar a liderança do campeonato, depois das vitórias de Benfica e FC Porto ontem. Fique aqui connosco!
30 dezembro 2023, 08:00
Leões enfrentam equipa fragilizada, mas têm a pressão de manter a liderança