Polémica na UEFA: Ceferin pode contrariar a sua própria regra e prolongar presidência
Aleksander Ceferin (Imago)

Polémica na UEFA: Ceferin pode contrariar a sua própria regra e prolongar presidência

INTERNACIONAL11.12.202321:13

Esloveno está no cargo desde 2016 e, pelo menos, até 2027

Aleksander Ceferin foi eleito em 2016 para substituir Michel Platini como Presidente da UEFA e este ano até foi reeleito, sem qualquer oposição. Isto significa que vai continuar no cargo até 2027, altura em que haverá nova eleição, na qual o esloveno não poderá participar. Ou pelo menos era a convicção geral. Isto porque, ao ser eleito pela primeira vez, Ceferin criou uma regra de limitação de mandatos.

Agora a questão foi levantada em reunião do Comité Executivo, realizada na semana passada. David Gill, antigo diretor executivo do Manchester United, e membro do Comité da UEFA, está a liderar uma oposição a essa mudança, que considera antidemocrática.

A proposta vai ser decidida perante o congresso da UEFA no dia 8 de fevereiro, em Paris, e vai ser preciso que, pelo menos dois terços dos 55 membros aprovem a regra, para esta ser alterada: «A comissão jurídica propôs uma série de alterações aos estatutos, que clarificam algumas disposições existentes para garantir que nenhuma delas seja aplicável retroativamente, em linha com um princípio jurídico básico. Tanto a comissão de governação como a comissão executiva aprovaram as alterações que serão agora consideradas pelo congresso em fevereiro», explicou a UEFA, em comunicado divulgado nesta segunda-feira.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer