Outra vez numa classe muito própria do FC Porto
FC Porto-Shakhar. Foto: FERNANDO VELUDO/LUSA

Outra vez numa classe muito própria do FC Porto

NACIONAL14.12.202309:12

Portistas representam Portugal, sozinhos, pela 12.ª vez na Champions. Sporting com potenciais adversários já definidos na Liga Europa

O FC Porto venceu o Shakhtar Donetsk e fez o que tinha feito 13 vezes antes neste formato da Liga dos Campeões: chegar aos oitavos de final. Ou seja, esta é a 14.ª ocasião em que os azuis e brancos se qualificam entre as melhores 16 equipas do futebol do continente.

Para além disso, o FC Porto é o único representante da Liga portuguesa na milionária, e mediática, prova da UEFA, o que sucede pela 12.ª ocasião. Por outras palavras, o FC Porto está numa classe dele próprio entre os clubes nacionais, depois de Benfica e SC Braga terem caído da Champions para a Liga Europa.

Os formatos da competição foram mudando ao longo dos anos e, por isso, é preciso abrir um parágrafo para explicar o seguinte: em 1999/2000, o clube portuense chegou aos quartos de final da prova, mas não houve oitavos de final, porque nessa altura havia duas fases de grupo; antes disso, em 1996/97 não houve oitavos de final, ou seja, passou-se da fase de grupos para os quartos e em 1993/94 a fase de grupos redundou em meias-finais.

Na era Taça dos Campeões Europeus, a segunda ronda equivalia aos oitavos de final e os dragões estiveram nela seis vezes, passando em duas ocasiões: em 1990/91, chegando aos quartos de final, e em 1986/87, época em que venceram a prova na final de Viena, com o Bayern Munique.

DRAGÕES COM RIVAIS DE PESO

Não é só o FC Porto, também Benfica, Sporting e SC Braga já sabem quem são os potenciais adversários. Os dragões na Champions, pois voam em classe própria, os restantes na Liga Europa.

Quanto aos portistas, a passagem em segundo lugar do grupo faz com que Bayern, Arsenal, Real Madrid, Real Sociedad, Atlético de Madrid, Dortmund ou Manchester City possam calhar no sorteio da próxima segunda-feira, 18 de dezembro.

Nomes que pesam, seguramente, mas que dizem muito do grupo de elite em que estão os azuis e brancos.

O Barcelona não pode ser rival nos oitavos uma vez que o FC Porto já defrontou os catalães na fase de grupos.

MAIS 12,4 MILHÕES DE EUROS

A vitória de ontem sobre os ucranianos permitiu ao FC Porto arrecadar mais alguns milhões através da performance na Liga dos Campeões. O triunfo só por si valeu mais 2,8 milhões de euros - era esse o prémio por vitória nesta edição da Champions - e a passagem aos oitavos de final mais 9,6. Ou seja, numa noite, o FC Porto ganhou mais 12,4 milhões de euros. No total, são já 62,59M€, somando as vitórias (4x2,8M€), a entrada na fase de grupos (15,64), o valor pelo ranking UEFA (26,15) e a passagem à fase seguinte.

Benfica e SC Braga em espera

A noite de ontem definiu o quadro de potenciais adversários do Sporting no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.

Independentemente do que suceda no jogo de hoje em Alvalade, os leões não saem do segundo lugar. Quer isto dizer que o clube de Alvalade já sabe que poderá defrontar Galatasaray, Lens, Feyenoord, Milan, Young Boys ou Shakhtar.

Benfica e SC Braga terão o quadro definido após os duelos de hoje na Liga Europa, após os quais serão conhecidos todos os segundos classificados.