Duarte Gomes analisa a arbitragem do FC Porto-Shakhtar Donetsk
Nem tudo foi perfeito para o árbitro Istvan Kovacs
István Kovács dirigiu FC Porto/Shakhtar Donetsk. A liderar a equipa de vídeo arbitragem esteve o italiano Massimiliano Irrati. Kovács tem 39 anos e está nos quadros da FIFA desde 2019. É árbitro de elite da UEFA. Nesta quarta-feira, optou pela gestão via "linha dura", cometendo eventualmente um erro relevante, que não impactou na justiça do vencedor. Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:
9' Quando Pepe descobriu Pepê, o avançado do FC Porto estava em posição legal. Depois Galeno, que finalizou, também estava em jogo. Excelente análise do árbitro assistente. Golo bem validado ao FC Porto.
13' Taremi chegou atrasado à disputa de bola com Zubkov, acabando por pisar a ponta do pé do ucraniano. A infração foi na fronteira entre "nada" e o amarelo. Kovács optou por não exibir o cartão. A opção foi defensável.
24' Kriskyv insistiu em hidratar algumas vezes, usando uma garrafa de água que colocou junto à lateral do lado oposto aos bancos. O pormenor não escapou ao árbitro romeno, que (bem) pediu ao jogador para não o voltar a fazer: é que a hidratação rápida é permitida, mas com o jogo interrompido e junto às áreas técnicas.
27' Diogo Costa saltou à bola, jogando-a sem cometer infração sobre Sikan. Lance legal na área do FC Porto.
29' Precipitação do árbitro assistente, que contra todas as indicações naquela circunstância, levantou a bandeirola a sinalizar um fora de jogo que não existiu (Zubkov partiu de posição regular). O árbitro fez muito bem ao pedir-lhe que deixasse a jogada prosseguir, para intervir apenas no final da jogada. O lance acabou por resultar em golo (Sikan também estava em jogo), talvez porque a defesa azul e branca relaxou ao ver a indicação errada do árbitro assistente. A lição ficará para sempre: o jogo só pára quando o árbitro interrompe a partida ou a bola sai das quatro linhas.
47' Erro de Kovács, que não assinalou obstrução irregular de Pepe sobre Kriskyv. O central português cortou, em falta, saída prometedora conduzida pelo adversário e devia ter visto o cartão amarelo.
52' Fábio Cardoso caiu na área adversária na sequência de uma bola cruzada para uma zona onde estavam vários jogadores próximos uns dos outros. Houve vários contactos com braços, mas não houve infração de Sikan. O árbitro fez a mesma leitura, que manteve após confirmação do VAR. E bem.
54' Sudakov puxou a camisola de Pepê, cometendo a chamada falta tática (antidesportiva). Esteve bem o árbitro ao advertir o jogador do Shakthar.
60' Sikan tentou a bola com o pé esquerdo, mas com o direito pisou o calcanhar de Taremi, fruto de abordagem negligente ao lance. O árbitro não se apercebeu mas a infração justificava cartão amarelo.
62' Golo legal do FC Porto: no momento da assistência de Galeno, Rakitskyi (na zona central) estava a colocar em jogo Taremi, que marcou. Excelente decisão da equipa de arbitragem.
13 dezembro 2023, 21:26
VÍDEO: Taremi 'rebenta' com as portas dos oitavos de final
Grande golo do internacional iraniano ao minuto 62, num remate de pé esquerdo indefensável que deu o 3-1 ao FC Porto
72' Lance do (auto)golo do Shakthar, com dois momentos de análise: a aparente "não infração" sobre Pepe, que pelas imagens que vimos não pareceu ter sido carregado ilegalmente na fase inicial da jogada; depois a quase certa carga irregular de Sikan sobre Jorge Sanches: o jogador ucraniano olhou apenas para o lateral mexicano (nunca para a bola), correu na sua direção e quando percebeu que este se preparava para saltar à bola, esticou o braço esquerdo, colocando-o no seu peito. O contacto, em velocidade, terá desequilibrado o adversário. Quanto a nós, golo irregular.
75' Golo legal do FC Porto, marcado por Pepe, na sequência de um pontapé de canto.
82' Golo legal do FC Porto, da autoria de Franciso Conceição.
83' Golo legal do Shakthar Donetsk, marcado por Eguinaldo.
90' Cartão amarelo bem mostrado a Nazaryna, após entrada negligente às pernas de João Mario. Decisão indiscutível do árbitro romeno.
91' Bondar foi bem advertido após atingir Ivan Jaime com o braço/cotovelo esquerdo, que esticou de forma antidesportiva quando saltou à bola.
Nota - 5