FC Porto Otávio dá mais vida ao dragão
Diante do Casa Pia, no Estádio do Dragão, num jogo em que o FC Porto sentiu grandes dificuldades para mostrar futebol atrativo, Otávio foi uma das ausências notadas - a outra foi de Marcano, que também cumpriu um jogo de castigo. O médio dos azuis e brancos voltou à equipa em Famalicão e com uma folha de serviços notável, não tivesse ele sido um dos elementos mais dinamizadores da equipa de Sérgio Conceição, só superado por Taremi, que apontou um primeiro póquer da carreira, três golos dos quais marcados através da marca dos 11 metros.
O recital de Otávio começou logo nos instantes iniciais, ao entrar na área do Famalicão e a ser travado à margem das leis por Ivo Rodrigues, desbravando o caminho para uma vitória que foi bastante suada. Mas os lances preponderantes do internacional português não se ficaram por aqui, já que pouco depois e, com a bola em andamento, fez uma passe açucarado, deixando Taremi na cara de Luiz Júnior, com o goleador persa a não se fazer rogado e atirar para o 0-2.
É por demais evidente o selo de qualidade que o centrocampista oferece à equipa em campo, não apenas em termos físicos, mas sobretudo no que concerne à dinâmica, pois consegue pautar o jogo como ninguém e teve a facilidade de poder alinhar em várias posições do terreno.
É, igualmente e a par de Pepe e Marcano, uma extensão das ideias de Sérgio Conceição dentro das quatro linhas, de uma inteligência que é reconhecida, apesar de muitas vezes ser colocado no olho do furação por ser um jogador irreverente e rude na íntriseca defesa dos interesses do FC Porto.
A completar a sétima temporada consecutiva ao serviço dos azuis e brancos, Otávio, de 28 anos, contabiliza neste momento 13 passes para golo e cinco tentos na conta pessoal na época em curso, números que se propõe a aumentar nos dois compromissos oficais que restam em 2022/2023, já com o V. Guimarães no próximo fim de semana e na semana seguinte, no Estádio do Jamor, diante do SC Braga, na final da Taça de Portugal.
Com contrato até junho de 2025, Otávio está preso por uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, ele que é o jogador com o vencimento mais elevado do plantel portista.
Aproxima-se a janela de transferências de verão e o nome do médio é sempre associado a clubes da Premier League, mas a SAD remete sempre para o valor da cláusula de rescisão para libertar o importante jogador do FC Porto.