Central português de 32 anos estava livre no mercado
O Gil Vicente oficializou, esta terça-feira, a contratação de Josué Sá, confirmando, assim, a notícia avançada pelo nosso jornal. Assinou contrato válido até 2027 e é a nona cara nova no plantel de Tozé Marreco em 2024/25.
Central de 32 anos chegará a custo zero, após fim da ligação de duas épocas ao Rio Ave, ele que, em Portugal, se destacara no Vitória de Guimarães, antes de cinco anos no estrangeiro
«Tive aquele feeling, que é importante também, de que seria uma história feliz. Conheço o clube desde sempre. Esteve quase sempre na Liga nos anos em que cá [em Portugal] joguei e foi um estádio em que senti dificuldades a jogar contra. É clube muito estável e com ambição e isso vai em conta ao que é a minha imagem e ao que pretendo ser aqui: alguém que vem para ajudar e para aprender também. Aquilo que quero acrescentar é dar um pouco de mim a quem quiser absorver. Só com uma boa família se consegue os objetivos para no fim conseguirmos algo bonito», manifestou o jogador num vídeo nas redes sociais em jeito de apresentação.
Entretanto, o Gil Vicente emitiu um comunicado a salientar o percurso desportivo de Josué Sá: «Natural de Lisboa, cumpriu a formação no Sporting CP, onde se sagrou campeão nacional de iniciados, e também no Vitória SC, onde permaneceu várias temporadas. Antes de atingir a formação principal dos minhotos teve uma passagem por empréstimo no GD Chaves. Em 2017/2018 rumou aos belgas do Anderlecht, onde teve oportunidade de jogar na Liga dos Campeões. A experiência no estrangeiro prosseguiu depois nos turcos do Kasimpasa e nos espanhóis do Huesca, emblema onde se sagrou campeão nacional da 2a. Divisão. Seguiram-se os búlgaros do Ludogorets, formação onde venceu a liga da Bulgária por duas vezes e ainda uma supertaça, além de ter atuado na Liga Europa. A viagem fora de portas concluiu-se nos israelitas do Maccabi Tel Aviv. O regresso a Portugal fez-se pelo Rio Ave, onde esteve nas duas últimas épocas. O novo defesa-central do Gil Vicente FC totaliza 139 jogos na Liga e conta com uma mão cheia de golos. No seu currículo pessoal constam mais de 30 internacionalizações pelas seleções jovens de Portugal».