Oficial: Burnley está de volta à Premier League, ainda com 7 jogos por disputar

Inglaterra Oficial: Burnley está de volta à Premier League, ainda com 7 jogos por disputar

INTERNACIONAL07.04.202323:36

Líder da classificação do Championshionship (segunda divisão inglesa) há mais de cinco meses – desde 25 de outubro -, o Burnley garantiu na noite desta sexta-feira a promoção virtual e o regresso à Premier League em 2023/24, ao vencer em Middlesbrough a equipa local por 2-1, em encontro da 40.ª jornada da competição, e garantiu uma vantagem de 19 pontos para o terceiro classificado, o Luton, quando este apenas tem seis jogos por disputar e poderá, quanto muito, somar 18 pontos (só são promovidos automaticamente diretos os dois primeiros classificados).

Os ‘clarets’, dirigidos pelo antigo defesa-central belga Vincent Kompany, de 36 anos – o ex-jogador do Man. City largou o comando do Anderlecht, de Bruxelas, no verão de 2022, mal surgiu a hipótese de orientar a equipa de Turf Moor – somam agora 87 pontos em 39 jogos (Championship tem 24 equipas e 46 jornadas), mais nove do que o segundo classificado, o Sheffield United, que contabiliza 76 pontos em 39 encontros e também está bem encaminhado para garantir a outra vaga de promoção direta à Premier League… enquanto o Luton soma 68 pontos em 40 jogos e já perdeu as possibilidade matemáticas de conseguir alcançar o Burnley.

Mais 11 pontos nos sete jogos ainda por cumprir garantem ao Burnley o título de campeão do escalão, mas mais 13 pontos (quatro vitórias e um empate) garantem a meta dos 100 pontos, marco que não é alcançada por clube algum no Championship desde 2013/14 (Leicester City, então).

A vitória e a festa do Burnley no Riverside Stadium começaram a desenhar-se aos 12’ (0-1), quando Ashley Barnes correspondeu da melhor forma ao passe de Josh Brownhill e adiantou os visitantes no marcador. Todavia, no reatamento (48’), os anfitriões do ‘Boro’ chegaram à igualdade (1-1), num penálti convertido por Chuba Akpom. O golo da vitória – e da subida desde já garantida -, o 1-2, veio aos 66’, apontado por Connor Roberts, a centro de Nathan Tella.

Recorde-se que além da promoção automática dos dois primeiros, outros quatro emblemas, do terceiro ao sexto lugares finais da época regular, disputam um ‘play off ‘ a duas mãos, com final em Wembley, pela terceira vaga na Premier League.

A luta pela subida do Championship à Premier league, neste momento, envolve do terceiro ao… 12.º (!) classificados, e está ao rubro: atrás do Luton (68 pontos/40 jogos) vem, logo em quarto e a apenas um ponto de distância, o… Middlesbrough, derrotado neste dia, com 67 pontos (40 jogos).

O quinto classificado é o Milwall, com 62 pontos (40 jogos), mais um ponto do que o sexto colocado, o Blackburn Robers, que soma 61 pontos em 39 encontros. Mas ainda a lutar por um lugar nos seis primeiros, e no ‘play off’ de subida’, não podem nem devem ser descartados, ainda, Norwich (60 pontos/40 jogos), Preston (59 pontos/40 jogos), Coventry (58 pontos/40 jogos), West Bromwich Albion (56 pontos/39 jogos), Sunderland (55 pontos/40 jogos) e Watford (55 pontos/40 jogos).