11 abril 2024, 14:43
Governo francês permite adeptos do Benfica em Marselha
Jogo da segunda mão está marcado para o dia 18 de abril. Águias admitem abrir as portas aos franceses ainda hoje, desde que sejam notificadas formalmente
Equipa francesa terá apoiantes no jogo da primeira mão, uma vez que as águias também terá adeptos no Vélodrome
A eliminatória entre Benfica e Marselha, dos quartos de final da Liga Europa, terá adeptos visitantes.
A autorização foi dada esta quinta-feira, dia do jogo da primeira mão, em Lisboa.
As autoridades franceses, que primeiro tinham imposto a restrição a adeptos do Benfica, através da Prefecture de la Police de Bouches-du-Rhône, recuaram na decisão.
«A pedido de Gérald Darmanin [ministro da Administração Interna francesa], não haverá proibição na deslocação de adeptos do Benfica a Marselha, em 18 de abril», garantiu o gabinete deste ministro, à AFP.
11 abril 2024, 14:43
Jogo da segunda mão está marcado para o dia 18 de abril. Águias admitem abrir as portas aos franceses ainda hoje, desde que sejam notificadas formalmente
Perante a proibição inicial, o Benfica tinha decidido também fechar as portas da Luz aos adeptos do Marselha, mas agora volta a ajustar a posição, e também permite que a equipa francesa tenha apoio no jogo da primeira mão.
«O Sport Lisboa e Benfica saúda a decisão das autoridades francesas de reverter a sua anterior medida e autorizar os adeptos do Benfica a marcarem presença na 2.ª mão dos quartos de final da Liga Europa.O objetivo do Sport Lisboa e Benfica, em todos os momentos, foi sempre o de salvaguardar os direitos dos seus adeptos e poder contar com o seu imprescindível apoio à equipa no Estádio Velódrome. Em face da autorização da presença de adeptos do Benfica em Marselha, também os adeptos do Marselha estão autorizados a marcar presença no jogo desta 1.ª mão dos quartos de final da Liga Europa, passando a ser válidos os ingressos por eles adquiridos. Benfica, Marselha e UEFA estiveram em contacto e em sintonia, desde o primeiro momento, por forma a encontrar uma solução que melhor defendesse o futebol. O Sport Lisboa e Benfica sublinha ainda o compromisso e a competência da polícia portuguesa no acompanhamento de todo este processo e manifesta um especial agradecimento às autoridades portuguesas. O Sport Lisboa e Benfica congratula-se com este desfecho, que vai ao encontro do espírito e da essência do desporto. O futebol sem adeptos não é futebol!», refere o comunicado do emblema português.
O Marselha também reagiu em comunicado, no qual «congratula-se que todos os esforços desenvolvidos nos últimos dias tenham conduzido a um desfecho favorável, no qual [o presidente] Pablo Longoria sempre acreditou, e agradece a todas as partes interessadas que trabalharam nesse sentido». O emblema francês apela ainda ao bom comportamento dos adeptos com bilhete para a Luz, e que sigam o percurso e o plano previamente definidos.
De recordar que o presidente do Marselha tinha garantido que não marcaria presença na Luz se os adeptos fossem impedidos de assistir ao encontro.
10 abril 2024, 17:44
Pablo Longoria lamenta a decisão do clube da Luz, em relação aos adeptos franceses, e apela a que a situação seja resolvida, o mais rapidamente possível