O que têm Messi, Neymar e Mbappé a ver com a filosofia de jogo de Schmidt?
Roger Schmidt, Foto IMAGO
Foto: IMAGO

O que têm Messi, Neymar e Mbappé a ver com a filosofia de jogo de Schmidt?

NACIONAL09.09.202317:28

O exemplo do trio do PSG da época passada para explicar o que pensa o treinador do Benfica sobre o que deve ser o futebol moderno

Roger Schmidt apontou o exemplo do PSG da época passada, equipa que defrontou na Liga dos Campeões, para ilustrar a sua filosofia de jogo. «Eles tinham Messi, Neymar e Mbappé na frente de ataque, mas os três não fazem nada para recuperar a bola. Dá para ganhar a liga francesa, mas não para ganhar no futebol internacional. O Manchester City venceu tudo porque todos estão à procura da bola, os avançados deles não são preguiçosos, e depois têm qualidade individual», disse o treinador do Benfica, durante o Thinking Football Summit, promovido pela Liga Portugal, no Porto.

Transpondo para a realidade do Benfica, o técnico alemão enfatizou: «Se todos não fizeram nada na procura da bola e se não estiveram orientados sempre para a pressão ao adversário então teremos um problema. No futebol moderno, precisamos que os 11 jogadores sejam muito fiáveis no cumprimento tático, todos têm de fazer a mesma coisa, mas dois níveis acima consoante a posição que ocupam: os defesas têm de defender mais, os atacantes têm de atacar mais. Mas todos têm de estar envolvidos.»