São os únicos jogadores abaixo dos 21 anos que aparecem no top 100 dos melhores distribuidores de jogo na presente temporada
João Neves e Eduardo Camavinga são os únicos jogadores abaixo dos 21 anos que surgem no top 100 dos melhores distribuidores de jogo na presente temporada, segundo o ranking do Observatório do Futebol, com base na plataforma de dados WyScout, divulgado nesta quarta-feira.
O médio do Benfica de 19 anos e o jogador do Real Madrid, de 20 anos, ocupam as 34.ª e 71.ª posições, respetivamente, numa tabela cujos primeiros três lugares são ocupados por Rodri (Man. City), De Jong (Barcelona) e Kroos (Real Madrid).
O estudo versou todos os jogadores que tenham atuado pelo menos 450 minutos nos respetivos campeonatos nacionais e cruzou o número de passes certos por jogo, a respetiva percentagem, o rácio de passes comparativamente aos colegas e a média de minutos de utilização.
João Neves tem uma percentagem de passes certos de 92,5 por cento e é mais interventivo que os colegas neste aspeto, com um rácio de 1,40 em relação à equipa. Esta é mais uma prova do papel estrutural que o agora internacional português (pelos AA) desempenha. É, atualmente, o sétimo jogador mais utilizado por Roger Schmidt em todas as competições em 2023/2024, tendo atuado em todos os 11 jogos oficiais (oito como titular e três como suplente utilizado).
Dez meses e meio de ascensão meteórica entre a estreia de águia ao peito e pela Seleção; ainda tão jovem e já tão... unânime: de Schmidt a Rui Jorge e, agora, Roberto Martínez