Notícias animadoras chegam de Oxford (artigo de José Manuel Delgado)

CRÓNICAS DE UM MUNDO NOVO Notícias animadoras chegam de Oxford (artigo de José Manuel Delgado)

NACIONAL26.04.202011:34

De Oxford, onde prosseguem testes em humanos que visam a criação de uma vacina fiável contra a Covid-19, chegaram hoje notícias animadoras: está a evoluir bem e depressa um teste rápido que mostra se alguém tem imunidade ao novo coronavírus.

O processo é simples, e a avaliação é feita através de uma gota de sangue, colocada num aparelho parecido com os testes de gravidez, que em 20 minutos dá a resposta. Se aparecerem dois tracinhos no visor, isso significará que é seguro o regresso à vida normal, profissional e social. O governo inglês espera que a produção em massa chegue às 50 milhões de unidades, que serão vendidas a um preço máximo de 10 libras cada, constituindo este passo um avanço tremendo na luta pela normalidade possível. É verdade que vivemos tempos de muita desinformação, de fake news abundantes e de trolls à solta nas redes sociais; mas, dos laboratórios da Universidade de Oxford têm saído sempre, a propósito da vacina, notícias prudentes e parcimoniosas no otimismo, o que leva a que seja dada credibilidade a esta possibilidade de testes credíveis num horizonte próximo.
 

Mas de Londres chegam também notícias que podem colidir com os planos da UEFA para concluir as competições europeias de futebol. O Governo de Boris Johnson está a estudar a imposição de uma quarentena de duas semanas a quem entrar no Reino Unido, o que inviabilizaria, na prática, as viagens das equipas. Para dar a volta a esta situação, quem sabe se não pode ser retomada a ideia de centralização de jogos (e não são assim tantos) numa só cidade e se calhar a decidir-se tudo em regime de mata-mata, uma vez que com jogos à porta fechada, o fator casa/fora perde sentido.
 

Entretanto, são muitos os países que apostam forte no regresso dos campeonatos, e o mais recente exemplo chegou da Polónia, onde foi criado um exaustivo plano, que abarca questões desportivas, metodológicas e sanitárias. Em Inglaterra é o Times que aponta o dia 8 de junho como o do regresso da Premier League, que estaria concluída a 27 de julho. Para já, entre muitas dúvidas, apenas uma certeza: já faltou mais…