Regresso do Barcelona ao Camp Nou para breve

Direção aponta para dezembro, regras da UEFA impõe fevereiro de 2025; lugares vão começar a ser vendidos

A direção do Barcelona prevê que a equipa volte a jogar no Camp Nou em breve, mas é provável que só o faça em fevereiro de 2025.

O clube realizou esta segunda-feira uma conferência de imprensa de apresentação no novo recinto, referindo que no final do ano já poderia ser possível jogar lá. Porém, como sublinha o jornal Sport, iria contra regras da UEFA, porque o clube tem de jogar a fase de Liga da Liga dos Campeões toda no mesmo estádio, estando o último jogo, com a Atalanta, marcado para 29 de janeiro no Lluis Companys, onde tem jogado dos últimos meses. Por outro lado, a mudança seria apenas parcial, o que obrigaria à manutenção de dois recintos.

Os culés, adversários do Benfica nesta fase (visitam Lisboa a 21 de janeiro) poderão mudar-se de Montujic no play-off de acesso aos oitavos (11-12 e 18-19 de fevereiro) ou só para os oitavos de final (4-5 e 11-12 de março), caso se qualifique diretamente como uma das oito primeiras.

Assim, é muito provável que o regresso a casa ocorra apenas em fevereiro, sendo que as obras ainda não estarão concluídas. «Estamos a considerar uma janela de semanas, não de meses. O clube está a trabalhar para ter o estádio pronto no final de dezembro», disse Elena Fort, vice-presidente do Barcelona.  O regresso deverá dar-se com 70 por cento das remodelações feitas: a modernização total não ficará concluída antes de 2026, segundo as previsões.

Resta saber como serão distribuídos o lugares. De acordo com a última contagem, o Barcelona tem de momento 133.164 mil sócios. Na sexta-feira, terá início o processo de pedido de passes para os restantes jogos da equipa principal masculina a disputar esta época no Camp Nou. O clube colocará à venda um total de 45 mil passes a todos os sócios e, se houver mais sócios inscritos do que lugares disponíveis, será realizado um sorteio. Estão isentos os sócios que adquiriram passe para a época 2023/24 no Estádio Companys, que beneficiarão de um período de compra exclusivo.