Europeu Sub-19 Ndour (ex-Benfica) embala Itália para goleada com três dos quatro golos de penálti
O médio Cher Ndour, de 18 anos, ex-Benfica - campeão nacional 2022/23, terminou contrato na sexta-feira, 30 de junho – embalou, na noite desta segunda-feira, no Estádio Nacional, em Ta’Qali (Malta) a seleção sub-19 de Itália para a goleada (4-0) ante a seleção anfitriã, em jogo da 1.ª jornada do Grupo A do Europeu do escalão, em curso até 16.
Um jogo com o insólito de a ‘squadra azzurra’, orientada por Alberto Bollini, ter beneficiado de quatro penáltis (!), três deles ainda na primeira parte, enquanto os malteses, cuja seleção tem ao leme o português Tozé Mendes, de 44 anos, jogou desde os 38’ em inferioridade numérica, por expulsão do seu capitão, Jake Micallef, de 19 anos, defesa-central… que terminou contrato com o Boavista também na sexta-feira, dia 30, tendo alinhado em 2022/23 pelos sub-19 da equipa do Bessa.
Micallef viu o primeiro ‘amarelo’ do árbitro, o israelita Igal Frid, aos 32’, por puxão a Esposito, e aos 38’ seria de novo admoestado – e logo em seguida com o consequente cartão vermelho – por uma rasteira de novo a Francesco Esposito, avançado do Inter de Milão, já na grande área dos malteses, permitindo à Itália o terceiro penálti da noite.
A aposta de Bollini em quatro jogadores diferentes para marcar as grandes penalidades (!) teve 75 por cento de êxito: aos 19’, Cher Ndour – de quem, e sobre a não renovação pelo Benfica, apesar dos esforços, o presidente encarnado, Rui Costa afirmou a 16 de junho, «não posso amarrá-lo aqui, nem quero», e que estará a dias de ser oficializado como reforço do bicampeão francês, o Paris Saint-Germain (França) – converteu o primeiro, e fez o 1-0.
Depois, aos 32’, Francesco Esposito, também da marca dos 11 metros, ampliou a vantagem italiana para 2-0. E aos 39’, terceiro penálti para os italianos… com Luca D’Andrea a disparar forte, mas por cima da trave.
D’Andrea redimiu-se no início da segunda parte, ao assinar o 3-0 para Itália, aos 47’, no único golo da noite não obtido da marca dos 11 metros, de onde Samuele Vignato fecharia a contagem, já no tempo de compensação (90+2’): 4-0 para a Itália.
Com este resultado, a Itália salta para a liderança do Grupo A, o mesmo de Portugal (que durante a tarde venceu a Polónia, por 2-0), com três pontos, os mesmos da Seleção Nacional, mas com o saldo de golos a favorecer a ‘squadra azzurra’, com mais dois do que a equipa das quinas.
As duas seleções defrontam-se na quinta-feira, dia 6, às 17 horas de Portugal Continental, na 2.ª jornada de um grupo no qual Malta e Polónia ainda não pontuaram: estas duas seleções defrontam-se também na quinta-feira, dia 6, na 2.ª jornada (20 horas de Portugal Continental).