«Não houve história: superiores em todos os momentos do jogo»

Benfica-FC Porto «Não houve história: superiores em todos os momentos do jogo»

NACIONAL07.04.202321:45

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, reagiu com determinação redobrada dos campeões nacionais na luta pelo título à vitória dos dragões por 2-1 sobre o Benfica, no Estádio da Luz, esta sexta-feira, no clássico que dominava a 27.ª jornada da Liga, com os portistas a reduzirem de dez para sete pontos o atraso pontual para os encarnados, líderes da Liga, a sete jornadas do seu final.

«Bem, são três pontos, apenas isso. Obviamente que em casa de um rival direto na luta pelo título, e ganhar três pontos nestes jogos chamam-lhes os jogos de seis pontos. Veio-me à cabeça alguns outros jogos em que não fomos tão competentes. Mas o Benfica tem sido mais regular neste campeonato, por isso está na frente, ainda com sete pontos de vantagem sobre nós. Penso que foi um jogo em que não houve história, fomos superiores em todos os momentos do jogo, poderíamos ter definido melhor e construído um resultado mais volumoso. Parabéns aos jogadores: interpretaram na perfeição a estratégia independentemente das limitações conhecidas [muitas lesões]. Estamos aqui para dar luta até ao fim, e no fim daremos as contas», afirmou o treinador do FC Porto no final, na zona rápida de entrevistas, à BTV.

«Não abdicámos da nossa postura, das caraterísticas da equipa: pressão alta, ocupação de espaços muito interessante com a bola. Volto a dizer: não definimos tão bem nem fomos tão clarividentes a sair para o ataque quanto deveríamos ser. Mas foi um jogo competente, Pepê e o Galeno sabia que tinham de jogar assim para condicionar ação dos laterais do Benfica, geralmente muito dinâmicos no processo ofensivo. E depois, o Otávio consegue ser segundo avançado e terceiro médio, é muito inteligente, desempenhou um papel importantíssimo. Evitámos o espaço entre linhas, ao Rafa e João Mário, nas acelerações com bola e até ao jogo por dentro ao Aursnes», detalhou Sérgio Conceição.

«Era importante seremos compactos como equipa, entre setores. Não houve história: O Benfica tem sido mais regular do que o FC Porto; agora temos de correr atrás. Se o campeonato está em aberto? Está difícil. Não vale a pena fazer futurologia. Utilizo o chavão do próximo jogo, de ir jogo a jogo. Tem de ser, mesmo! À medida que a Liga se aproxima do fim, ganha o seu peso, cada jogo. Que estamos cá para dar luta, mostrámo-lo! Mas tem de ser com este caráter e esta atitude! Mas é preciso já com o Santa Clara demonstrar o mesmo», foi o repto de fora para dentro de Sérgio Conceição aos seus jogadores.