Nacional festeja regresso à Liga com cambalhota
Vitória sobre o Tondela foi garantida no penúltimo minuto da compensação; Santa Clara aproveita deslize do Aves para garantir já a subida ao primeiro escalão
O Nacional ainda chegou a acusar a ansiedade na visita deste domingo ao Tondela, para a penúltima jornada da Liga 2, mas garantiu o regresso ao primeiro escalão ao vencer por 3-2: três anos depois, os madeirenses estão de volta à Liga.
Os insulares começaram pressionantes, determinados a carimbar logo a promoção, mas esbarraram na instransigência de Ricardo Silva, atento a um cruzamento de Gustavo Silva que levava a direção da baliza (4') e eficaz na mancha a Jesus Ramírez (19') que impediu males maiores.
Haveria estragos ainda na primeira parte, mas na baliza dos insulares: uma falta de Ulisses sobre Daniel dos Anjos na área abriu caminho à vantagem dos beirões, que faturaram dos 11 metros graças à pontaria de Costinha (34').
As coisas corriam bem ao Tondela, perante um Nacional a acusar a pressão da subida, mas o arranque da segunda parte transfigurou o jogo. Quem disse que 13 é o número do azar? Foram os segundos (!) necessários para Jesús Ramírez empatar no reatamento.
Empate com cheiro a reviravolta, que viria a confirmar-se logo depois, aos 53', via Carlos Daniel. Mais rápido que a reviravolta no marcador só mesmo novo balde de água fria para os visitantes, novamente castigados com um penálti, desta vez convertido por Daniel dos Anjos (58').
O Nacional tentou reaver a vantagem, Ricardo Silva travou Carlos Daniel (75') e Jesus Ramírez (88'), até que no penúltimo minuto do jogo Carlos Daniel garantiu o triunfo (90+5'), acabando com as dúvidas sobre a subida. Já o tema campeão fica dependente do Santa Clara, sendo para já o Nacional líder da Liga 2 (68 pontos), à condição.
No regresso à Liga terá a companhia do Santa Clara, que aproveitou o nulo do Aves com o Leixões para garantir já o passaporte para o campeonato principal campeonato.