Taça da Liga Nacional derrota UD Leiria nos penáltis e segue para a fase de grupos
O Nacional da Madeira venceu o UD Leiria por 5-4 no desempate por grandes penalidades - 3-3 no final do tempo regulamentar - na segunda eliminatória da Taça da Liga e apurou-se para a fase de grupos da competição.
Num bom jogo de futebol, o Leiria parecia ter resolvido a eliminatória com os três golos marcados na primeira parte. Embora o Nacional- teve apenas 16 jogadores na ficha de jogo- tenha entrado bem na partida, a verdade é que revelou algumas debilidades defensivas que foram muito bem aproveitadas pelo adversário.
O UD Leiria inaugurou ao marcador logo aos 11 minutos por intermédio de Jair que correspondeu da melhor forma a um excelente cruzamento de Jordan Van der Gaag do lado esquerdo. O Nacional reagiu e aos 24 minutos chegou ao empate por Guilherme Pira num potente remate fora da grande área.
O UD Leiria pressionou a equipa madeirense e antes do intervalo marcou mais dois golos. Aos 37 minutos por Róchez – antigo jogador do Nacional- de grande penalidade, e aos 44 minutos por Bura, de cabeça na sequência de um canto.
Na segunda parte, o ritmo do jogo foi mais lento. O Nacional entrou bem e esteve perto de reduzir aos 51 minutos, mas Luís Esteves atirou à barra na sequência de um livre direto.
Até final os insulares acreditaram que poderiam dar a volta ao marcador. Reduziram, aos 68 minutos, por Carlos Daniel em mais um bonito golo. Luís Esteves, aos 81 minutos, ficou perto do empate mas atirou, novamente, à barra em novo livre direto. Contudo, aos 90+2, Gustavo Silva deu mesmo o empate para os madeirenses.
O desempate teve mesmo que acontecer no desempate pelas grandes penalidades. Mais feliz e competente o Nacional que venceu por 5-4 com o guarda-redes Lucas França a brilhar na baliza dos insulares.