Sporting «Morita é dos melhores que treinei»
5 perguntas a Daniel Ramos, antigo treinador de Morita no Santa Clara:
1- Morita já fez seis golos esta temporada. Treinou-o no Santa Clara quando ele chegou a Portugal. Está surpreso com este número de golos?
- Já previa que ele podia ser jogador com outro tipo de registo em termos de remates certeiros. No Santa Clara, marcou dois golos a posição 6, na segunda parte percebi abrangência muito grande e comecei a libertá-lo. No Japão era posição 6 puro. Falei com ele através do tradutor, que nos ajudou muito na integração dele, e fomos-lhe transmitindo as nossas ideias e assim foi criando mais possibilidades de marcar. Remata muito bem de pé esquerdo e direito e não me surpreende.
2- Rúben Amorim, técnico do Sporting, elogiou recentemente a atitude do jogador. Quais as suas principais características?
- É muito disciplinado, muito perfeccionista e é muito focado. Por exemplo, no final do treino tanto batia livres como passes; oito remates, com pé esquerdo e outros tantos de pé direito, sempre com a mesma eficácia.
3- Já tem 27 anos. No entanto, apesar da idade, pensa que ele pode chegar a outros patamares?
- Ele veio a perder dinheiro porque era aposta jogar na Europa. Fiquei contente de ele ficar por Portugal mas poderá haver interesse doutros mercados, mesmo que já tenha 27 anos, sendo que ainda não é velho. Nunca tive dúvidas de que seria importante no atual contexto do Sporting e disse-o quando voltei a Portugal depois da experiência no Al-Faisaly, da Arábia Saudita.
4- O que leva Morita a ter uma capacidade física impressionante, parecendo um ‘polvo’?
- Cuida-se muito, treina a 100 por cento e faz trabalho invisível. Tem cuidado especial com a alimentação e é exemplar. É um dos melhores que treinei!
5- Estava à espera que ele, face ao seu passado, tivesse tanta relevância no Sporting?
- Não tenho dúvidas de que se trata de um dos jogadores em maior evidência não só no Sporting mas também no campeonato português. Não estou espantado, porque já o tinha dito...