Vitória de Guimarães Moreno aproxima-se da última melhor marca
Com curso que lhe permita treinar equipas na Liga ou sem curso, o que lhe tolhe a liberdade de movimentos no banco para dar instruções aos seus jogadores, a verdade dos números mostra a qualidade do trabalho desenvolvido esta temporada por Moreno no Vitória de Guimarães, sendo necessário recuar meia dúzias de épocas para se encontrar melhor.
A uma jornada do final do campeonato ainda há contas para fazer e, embora a presença nas provas europeias tenha já sido alcançada, os conquistadores procuram fechar a campanha no 5.º lugar, posição em que se encontram com dois pontos de vantagem sobre o Arouca. Há muito que não se via percurso assim na Liga. A última vez em que o Vitória conseguiu melhor pontuação foi em 2016/2017, com Pedro Martins no comando. Os vitorianos terminaram a Liga no 4.º lugar com 62 pontos, tendo ainda marcado presença na final da Taça de Portugal.
A atual época, recorde-se, começou a ser preparada por Pepa, que em 2021/2022 tinha ficado no 6.º lugar e somado 45 pontos. Divergências que se agudizaram já no estágio entre o treinador e a Administração acabaram em rutura e na saída do técnico.
A poucos dias do primeiro jogo oficial, com o Puskás Akadémia, na 2.ª pré-eliminatória da Liga Conferência, a aposta recaiu em Moreno, homem da casa e que estava a realizar bom trabalho na equipa B. Apesar de algumas fases menos conseguidas, com série prolongada de jogos sem vencer, Moreno também conseguiu inverter cenários e conduzir a equipa a triunfos sucessivos, recuperando o lugar europeu e aumentando sempre o número de pontos no castelo. Mesmo que no papel continue impedido de treinar na Liga, embora esteja a frequentar o curso Nível IV UEFA Pro, já ninguém lhe tira aquilo que fez nesta época.