Mercado FC Porto: Clayton está referenciado, mas não é barato

NACIONAL24.03.202508:00

Goleador do Rio Ave está na lista de potenciais reforço desde o mercado de inverno; dragões podem avançar no final da temporada; vila-condenses vão esticar a corda ao máximo

A época está em andamento, a reta final do campeonato está aí à porta, há objetivos por cumprir – segurar o 3.º lugar é, por esta altura, o mínimo exigível, sendo que as duas primeiras posições, ainda de muito difíceis de alcançar, são matematicamente possíveis -, mas o FC Porto não pensa apenas no presente e já começa a preparar o futuro.

E o futuro é, também, pensar no plantel da próxima temporada e nos eventuais reforços que a SAD liderada por André Villas-Boas poderá vir a oferecer a Martín Anselmi. E de acordo com os dados apurados por A BOLA, Clayton é um dos nomes que estão referenciados pela cúpula diretiva azul e branca.

O ponta de lança, de 26 anos, tem realizado uma campanha notável ao serviço do Rio Ave – 29 jogos, 17 golos e uma assistência -, números que chamaram à atenção dos dragões, que, já no passado mês de janeiro, ainda que de forma meramente informal, tentaram inteirar-se da situação do brasileiro e das eventuais condições para a sua contratação.

Clayton começou esta época emprestado pelo Vasco da Gama (Brasil) ao Rio Ave, mas os dirigentes não deixaram terminar o ano desportivo para acionarem a cláusula de opção de compra que constava no contrato de empréstimo e desembolsaram três milhões de euros para adquirirem o seu passe em definitivo (assinou até 2028).

A verba despendida pelo emblema da caravela teve o seu peso e, dessa forma, uma eventual venda será sempre por um valor significativo, não só para defender os interesses económicos do clube, mas também para que a compensação pela perda de um ativo de monta possa ser devidamente justa.  

«Clayton pode vir a incomodar o Benfica»

12 março 2025, 21:58

«Clayton pode vir a incomodar o Benfica»

João Nunes, antigo colega do ponta de lança no Casa Pia, atribui favoritismo às águias, mas antevê um Rio Ave a poder surpreender com o contributo do camisola 9. «Até nos treinos é chato de marcar», diz o português sobre o brasileiro

E será a posição negocial do Rio Ave que poderá dificultar uma eventual negociação que o FC Porto venha a abrir no verão. Os portistas continuam a ter o ponta de lança sinalizado, as credenciais que Clayton havia apresentado no Casa Pia, entre 2022 e 2024 (64 jogos, 16 golos e duas assistências), têm vindo a ser confirmadas, e, até, reforçadas, em Vila do Conde, pelo que o possante avançado demonstra estar pronto para chegar ao mais alto patamar do futebol português. E o FC Porto, sabendo disso, vai continuar atento à situação.

Por todos os dados expostos, antevê-se que a SAD do Rio Ave, liderada pelo grego (e multimilionário) Evangelos Marinakis – que detém 80 por cento da sociedade que gere os destinos dos rioavistas e que, em simultâneo, é também proprietário de clubes como o Nottingham Forest (Inglaterra) e o Olympiakos (Grécia) – venha a esticar a corda ao máximo no momento de transacionar o passe de Clayton, tendo o FC Porto de reunir trunfos negociais se decidir, de facto, avançar para a negociação pelo goleador. Até porque, prevê-se, os dragões deverão ter concorrência pelo brasileiro. Lá fora… e cá dentro.