29 outubro 2023, 08:02
Man. United-Man. City: luta pela vitória e pelo orgulho
Um dos dérbis mais históricos do mundo tem nova edição este domingo; um Man. United em dificuldades vai tentar fazer frente a um Man. City mais do que habituado a vencer
Penoso o jogo do Manchester United, maravilhoso o do Manchester City; Pep Guardiola deu mais uma aula de futebol em Old Trafford
O Manchester City foi a Old Trafford dar uma aula de futebol ao Manchester United e vencer o 191.º dérbi da cidade inglesa, por 3-0, em partida da 10.ª jornada da Premier League. O tricampeão de Inglaterra – Rúben Dias e Bernardo Silva no onze - deu continuidade ao grande domínio que tem tido frente ao eterno rival, apoiado numa soberba exibição que deixou o conjunto de Diogo Dalot e Bruno Fernandes, ambos titulares, sem nada poder fazer para contrariar tamanha superioridade do adversário.
Foi numa grande penalidade de Hojlund sobre Rodi, assinalada no VAR, que Haaland, aos 26’, iniciou a sua tarde de sonho, batendo Onana pela primeira vez. Aos 49’, Jack Grealish – que jogo fez o criativo inglês! – serviu Bernardo Silva na esquerda e o português tirou cruzamento bem medido para o cabeceamento certeiro de Haaland, ao segundo poste, com o norueguês a chegar ao 13.º golo em 15 jogos esta época… Na Premier League, o bombardeiro nórdico leva 11, tantos como o Manchester United… no total. Números esclarecedores e reveladores da diferença de realidades que os dois clubes vivem nesta altura.
Com o jogo no bolso, o Man. City foi-se recriando no terço ofensivo e só o guarda-redes André Onana evitou uma verdadeira catástrofe para a equipa de Ten Hag, com uma mão cheia de belíssimas intervenções. Mas, aos 80’, a enorme passividade defensiva dos red devils deixou Haaland livre para fazer a assistência para Phil Foden, que assinou o 3-0 final. Que ‘chocolate’ do campeão europeu e os adeptos dos 'diabos vermelhos' já estarão a ver o filme repetido de épocas passadas...
FIM DO JOGO: Man. United 0-3 Man. City
Vitória justíssima do tricampeão no Teatro dos Sonhos e só um inspirado Onana evitou humilhação histórica para o Man. United. Rúben Dias foi imperial na defesa, Bernardo Silva espalhou magia no meio-campo, enquanto Dalot e Bruno Fernandes pouco puderam fazer para contrariar a inércia da sua equipa.
86' - Entram Martial e Antony, saem Eriksen e Rashford. Já Guardiola lança Kovacic e Doku e tira Álvarez e Grealish.
80' - Haaland não marca mas assiste Phil Foden para um dos golos mais fáceis da carreira.
74' - Ten Hag tira Lindelof e Hojlund e lança Reguilón e Garnacho.
71' - Haaland à beira do 'hat-trick'! Valeu a mancha de Onana. O guarda-redes ex-Inter está a ser o melhor, de longe, na equipa da casa, evitando uma derrota histórica.
69' - Melhor ocasião do jogo para o Man. United! Eriksen lançou Rashford na profundidade, o avançado trabalhou bem na área, tirou Walker do caminho mas o remate cruzado saiu ligeiramente ao lado.
66' - Bernardo tenta a sua sorte, mas o remate sai à figura de Onana.
57' - Remate perigoso de Grealish, Onana impõe-se. Só o camaronês vai evitando, para já, uma catástrofe para os red devils.
50' - Mais um delicioso lance dos citizens. Grealish conduziu, serviu Bernardo Silva e o português cruzou com conta, peso e medida para o segundo poste, onde apareceu Erling Haaland a cabecear para o 2-0. Que 'chocolate'!
46' - Começa a segunda parte. Ten Hag tira Amrabat e lança Mason Mount no meio-campo.
Intervalo: Man. United 0-1 Man. City
O tricampeão domina a seu bel-prazer em Old Trafford, perante um Manchester United incapaz de se esticar para o último terço do relvado, exceção feita a este lance de perigo final da primeira parte, no remate de McTominay.
45+4' - Que defesa de Onana!! Haaland tinha tudo para bisar mas o cabeceamento do norueguês é travado pelo voo do camaronês!
45+1' - Primeiro lance de grande perigo do Man. United! McTominay apanha a bola a jeito à frente da área, remata forte mas Ederson impõe-se à altura.
43' - Amarelos para Amrabat e Foden devido a desentendimento
38' - Livre direto bem batido por Álvarez, Onana estava atento e socou para canto.
31' - Erro grave do Man. City na defesa, Foden 'assistiu' Hojlund, que se isolou mas perdeu o equilíbrio e não conseguiu rematar. Serviu Bruno Fernandes, que rematou de pronto mas muito por cima.
26' - Está inaugurado o marcador em Old Trafford! Bola para um lado, Onana para o outro e Haaland assina o quarto golo da carreira frente ao Man. United.
24' - VAR analisa possivel penálti de Hojlund sobre Rodri. Paul Tierney vê as imagens e assinala grande penalidade. É nítido o puxão do dinamarquês ao espanhol dentro da área.
20' - Remate em arco de Grealish, Onana atento defende para canto.
O Manchester City está perfeitamente instalado no meio-campo ofensivo, a equipa da casa vai espreitando oportunidades para acelerar o jogo e apanhar o adversário em contra pé.
8' - Esteve à vista o primeiro! Que jogada maravilhosa do City, com Rodri a variar o flanco para Walker, que assiste para o cabeceamento de Foden e Onana voa para uma excelente intervenção. Na recarga, Haaland não conseguiu empurrar para o fundo das redes.
Bruno Fernandes aparece mais descaído para a meia direita, é Eriksen quem ocupa o lugar nas costas de Hojlund. Na defesa, Lindelof é lateral-esquerdo e Dalot surge na direita.
Dedicatória ao malogrado Bobby Charlton nas bancadas de Old Trafford. Equipas no relvado para um minuto de silêncio em memória do antigo internacional inglês.
15h12: Pouco mais de 15 minutos para o pontapé de saída em Old Trafford.
No Man. United, Dalot e Bruno Fernandes figuram no onze de Ten Hag, enquanto Guardiola lança Rúben Dias e Bernardo Silva de início. Muito ofensivo o onze do Manchester City, que contempla Álvarez, Haaland, Grealish, Foden e ainda Bernardo!
Os onzes iniciais das duas equipas:
Man. United: Onana; Dalot, Evans, Maguire e Lindelof; McTominay e Amrabat; Bruno Fernandes, Eriksen e Rashford; Hojlund
Man. City: Ederson; Walker, Rúben Dias e Gvardiol; Sones e Rodri; Bernardo Silva, Foden e Grealish; Álvarez e Haaland
29 outubro 2023, 08:02
Um dos dérbis mais históricos do mundo tem nova edição este domingo; um Man. United em dificuldades vai tentar fazer frente a um Man. City mais do que habituado a vencer
O Manchester United chega a esta partida no 8.º lugar, com 15 pontos, e numa série de duas vitórias seguidas no campeonato. A equipa de Pep Guardiola ocupa o 3.º lugar, com 21 pontos, e quer voltar a igualar o Arsenal e ficar a dois do Tottenham.