Man. City volta a perder pontos e liderança da Premier League está em risco
Anthony Gordon a celebrar o golo do Newcastle e Rúben Dias focado em recomeçar a partida

Man. City volta a perder pontos e liderança da Premier League está em risco

‘Citizens’ estiveram a vencer ao intervalo, mas acabaram por sofrer o golo do empate no segundo tempo de penálti; Rúben Dias e Bernardo Silva estiveram em campo os 90 minutos e Matheus Nunes não foi opção

Na deslocação ao St. James Park, o Manchester City voltou a empatar, desta vez a uma bola com o Newcastle, e a perder pontos para a Premier League, colocando mesmo a liderança em risco.

No primeiro jogo desde a lesão grave de Rodri, que já não volta aos relvados esta temporada, a sua ausência foi bastante sentida, principalmente no controlo da posse de bola, com os magpies a conseguirem pressionar os citizens e jogarem de igual para igual durante os 90 minutos.

Apesar de não terem sido criadas grandes oportunidades de golo no primeiro tempo, destacando apenas um remate de Erling Haaland à figura de Nick Pope, Gvardiol conseguiu abrir o marcador, ao minuto 35. Numa jogada criada pela ala esquerda, por onde a formação orientada por Guardiola insistiu durante toda a primeira parte, Jack Grealish tirou Trippier da frente e assistiu o croata, que fintou Burn e atirou com o pé mais fraco para o fundo das redes.

Já em cima da ida para os balneários, a equipa de Eddie Howe teve a sua primeira ocasião clara de golo, com Joelinton a receber a bola na grande área adversária, na sequência de uma bola parada, a virar e a rematar para uma bela intervenção de Ederson.

No segundo tempo, o jogo aqueceu e os visitados chegaram ao golo do empate através de uma grande penalidade, cometida por Ederson. Num um para um com Anthony Gordon, o brasileiro fez falta ao ser fintado pelo inglês, que converteu esse pontapé de penálti, ao minuto 58.

Logo após o golo, e em menos de oito minutos, foram vistos 5 cartões amarelos, sendo que um deles foi para Jack Grealish, que, desde o primeiro minuto, estava pegado com vários adversários e, por isso, acabou mesmo por ser avisado pelo árbitro principal, ao minuto 63, tendo sido ainda fortemente assobiado pelos adeptos do Newcastle quando foi substituído.

Ao contrário de Rúben Dias, que esteve muito bem no centro da defesa e, principalmente, em duelos aéreos, Bernardo Silva esteve bastante apagado neste encontro, mas Guardiola insistiu na sua presença no relvado e quase que compensou. O médio jogou à direita durante 75 minutos e, após várias substituições, mudou-se para o centro do meio-campo, onde apareceu em duas situações claras de golo, sendo que esteve mesmo perto de marcar com um lance individual brilhante, já no tempo de compensação, mas Pope evitou que isso acontecesse com uma grande intervenção. Já Matheus Nunes não saiu do banco de suplentes, após uma boa exibição na última partida.

As duas equipas acabaram por somar um ponto, este sábado, e também o segundo jogo consecutivo sem ganhar. Em caso de vitória do Liverpool ou do Aston Villa, o Man. City perde a liderança da liga inglesa, enquanto o Newcastle pode ainda perder várias posições no campeonato, ao fim desta sexta jornada, ocupando atualmente o quinto, à condição.