Novo presidente do Comité Olímpico de Portugal discursou na tomada de posse dos novos órgãos sociais
0 seconds of 4 minutes, 4 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
A BOLA DA NOITE - DI MARIA E FLORENTINO EM RISCO DE NAO JOGAR CONTRA O PORTO
03:45
00:00
04:04
04:04
 

Liga reforça apoio a Proença e deixa críticas a Fernando Gomes

NACIONAL30.03.202519:25

Organismo manifesta «a mais profunda preocupação»

A Liga Portugal decidiu expressar, através de comunicado, a «mais profunda preocupação pelos mais recentes desenvolvimentos em relação às eleições para o Comité Executivo da UEFA, e no qual é candidato, como representante português, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol».

A Liga acrescenta que sempre defendeu a importância de Portugal continuar a ter um representante no Comité Executivo, e que disso mesmo deu conta à Direção da Federação Portuguesa de Futebol na sua reunião de janeiro, quando Proença era ainda presidente do organismo que gere as competições profissionais.

«Os desafios que aguardam o Futebol Português, de vital importância também para os Clubes do Futebol Profissional, não podem ser descurados, tal como não devem os interesses do Futebol Português ser colocados em causa por quem, como presidente do Comité Olímpico de Portugal, tem o dever de por eles zelar», aponta ainda o comunicado da Liga, agora liderada interinamente por Helena Pires, após a saída de Proença para a Federação Portuguesa de Futebol.

«A Liga Portugal reforça o apoio ao Presidente da Federação Portuguesa de Futebol na candidatura ao Comité Executivo da UEFA e espera que os últimos acontecimentos não coloquem em causa a sua eleição, pelos efeitos nefastos que tal poderia representar para o Futebol Português em geral e para o Futebol Profissional em particular», conclui o comunicado.

De recordar que Pedro Proença agradeceu publicamente o apoio de Fernando Gomes, na corrida à eleição para o Comité Executivo da UEFA, e fez eco do mesmo em carta enviada aos presidentes das 55 federações europeias, mas o seu antecessor veio, entretanto, desmentir esse apoio, e na mesma medida.

«Pedro Proença escolheu o caminho da destruição do legado que eu e a minha equipa construímos ao longo de treze anos, através de decisões e insinuações públicas que visam atacar o nosso bom nome e que, como se verá, são completamente infundadas», escreveu o agora presidente do Comité Olímpico de Portugal, que também enviou carta aos líderes federativos do universo UEFA.

Esta polémica já motivou a reação de vários clubes nacionais, desde logo Sporting e SC Braga, e também já motivou uma reunião de emergência da Direção da Federação Portuguesa de Futebol, agendada para esta segunda-feira.