Liga dos Campeões: SC Braga derrotado em Madrid, Real garante qualificação
Minhotos derrotados pelo gigante espanhol, no Santiago Bernabéu (Foto: IMAGO)
Foto: IMAGO

Liga dos Campeões: SC Braga derrotado em Madrid, Real garante qualificação

NACIONAL08.11.202318:30

Arsenalistas perdem diante dos 'merengues' (3-0), no Santiago Bernabéu, mas ainda sonham com passagem aos oitavos; espanhóis já asseguraram qualificação para a próxima fase

O SC Braga perdeu, esta noite, o duelo frente ao Real Madrid, a contar para a 4.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Apesar da boa entrada da equipa de Artur Jorge, que culminou com uma grande penalidade obtida aos 6 minutos, os minhotos acabaram por sair de Madrird sem qualquer ponto.

Uma segunda parte fulminante dos madrilenos acabou com as esperanças dos bracarenses: Vinícius Jr. e Rodrygo aterrorizaram a defesa dos arsenalistas em vários lances, e ampliaram a vantagem obtida no primeiro tempo por intermédio de Brahim Díaz.

O Real Madrid soma quatro vitórias em quatro jornadas e lidera o grupo C, com mais cinco pontos do que o Nápoles, que escorregou em casa diante do Union Berlin (1-1).

O SC Braga ocupa o terceiro lugar (três pontos) e ainda sonha com uma qualificação para os oitavos. 

Termina a partida em Madrid (3-0)

Arsenalistas saem derrotados do Santiago Bernabéu, numa partida que fica marcada pelo penálti desperdiçado pelos minhotos aos 6 minutos. Real Madrid assegura qualificação para os oitavos.

90+3' - Enorme defesa de Lunin a cabeceamento de Abel Ruiz.

90' - Vão jogar-se mais três minutos.

84' - Substituição no Real Madrid: sai Ferland Mendy; entra Fran García.

82' - Joe Mendes cruza sem perigo para as mãos de Lunin.

77' - Dupla alteração no Real Madrid: saem Valverde e Rodrygo; entram Nicolas Paz e Joselu.

77' - Dupla substituição no SC Braga: saem Bruma e Álvaro Djaló; entram André Horta e Simon Banza.

74' - Dupla mudança no Real Madrid: saem Vázquez e Brahim Díaz; entram Carvajal e Modric.

72' - Vinícius serve Valverde, que remata contra Niakaté.

64' - Rodrygo fica muito perto do 4-0. É a fase mais difícil para o Braga no jogo, o Real Madrid está avassalador nesta altura.

62' - Tripla alteração no SC Braga: saem Ricardo Horta, Zalazar e Victor Gómez; entram Abel Ruiz, Al Musrati e Joe Mendes.

61' - GOLO do Real Madrid! Desta vez é Rodrygo que marca para a equipa espanhola, através de um chapéu a Matheus. Vida muito complicada para a formação de Artur Jorge.

58' - GOLO do Real Madrid! Vinícius Jr. amplia a vantagem merengue. Niakaté comete um erro na zona de construção, 'blancos' partem para o contra-ataque, Vásquez faz o cruzamento, Vinicius Jr. dribla José Fonte com facilidade e atira para o 2-0.

57' - Mais uma intervenção de Matheus, desta vez a remate de Rodrygo.

55' - Grande ocasião para Brahim Díaz! Vinicius lança o espanhol, que remata para defesa de Matheus já dentro da área. Na recarga, José Fonte evita o golo.

54' - Fede Valverde e Brahim Díaz têm conseguido romper a organização defensiva dos arsenalistas nos últimos minutos, com grandes arrancadas.

53' - Vinícius cruza para a cabeça de Valverde, que atira por cima.

51' - Excelente arrancada de Brahim Díaz, a furar o meio-campo bracarense e a servir Mendy, que cruzou para a área. Fonte alivia.

49' - Camavinga está muito queixoso depois de esticar a perna para impedir o remate de Bruma.

48' - Remate de Bruma sai à figura de Lunin.

47' - Nacho cabeceia para as mãos de Matheus, na sequência de um canto cobrado por Kroos.

Recomeça a partida em Madrid

Já se joga novamente na casa dos merengues. O SC Braga tenta reagir à desvantagem.

Na segunda metade do primeiro tempo, o conjunto de Carlo Ancelotti tomou conta do jogo e esteve perto de ampliar a vantagem. A dupla brasileira Rodrygo-Vinícius Jr. tem conseguido explorar as costas do setor mais recuado dos minhotos e criado perigo quando entra na área.

A equipa portuguesa entrou melhor na partida, causando muitos problemas à defensiva do Real Madrid, sobretudo por intermédio de Bruma e Álvaro Djaló. O extremo espanhol teve nos pés uma grande oportunidade para dar vantagem aos minhotos, mas Lunin defendeu o penálti.

Intervalo no Santiago Bernabéu (1-0)

Arsenalistas vão para o intervalo a perder, depois de terem desperdiçado uma grande penalidade aos 6 minutos. Brahim Díaz foi o autor do golo dos madrilenos.

45+2' - Pede-se penálti em Madrid, por mão de João Moutinho na bola. O árbitro manda jogar.

45' - Dois minutos de compensação.

44' - Grande jogada de Djaló, mas Rudiger chegou a tempo de fazer o corte.

42' - Rodrygo remata, quase sem ângulo, para as mãos de Matheus.

41' - Bruma tenta acelerar para o contra-ataque, Nacho alivia.

39' - Remate de Zalazar sai muito torto.

37' - Grande recuperação de Vítor Carvalho, que cortou um lance de potencial perigo de Vinícius Jr.

27' - GOLO do Real Madrid. Rodrygo surge nas costas de Vítor Carvalho e serve Brahim Díaz, que desvia para o 1-0.

26' - Jogada perigosa de Vinícius pelo lado esquerdo. O brasileiro teve muito espaço, fletiu para o meio e armou o remate, mas a bola foi desviada.

O penálti falhado por Djaló, aos 6 minutos.

21' - Cruzamento de trivela de Vinícius Júnior, Valverde atira por cima.

20' - Bruma aparece sozinho na área, consegue passar por Rudiger mas Vázquez recupera antes do internacional português ter tempo para disparar.

19' - Remate de longe de Valverde embate na defensiva do Braga. Canto para o Real Madrid.

17' - Bom cruzamento de João Moutinho do lado direito, Djaló não consegue finalizar da melhor forma.

16' - Equipa de Artur Jorge entrou bem no jogo, e vai somando aproximações à área dos 'blancos'.

12' - Brahim Díaz introduz a bola na baliza arsenalista, mas o lance já estava interrompido por falta sobre Niakaté. Jogada dos 'merengues' surgiu na sequência de um mau passe do central minhoto numa zona proibida.

11' - Grande corte de Niakaté no coração da área bracarense, a impedir um lance de perigo para a baliza defendida por Matheus.

9' - Cruzamento de trivela de Ricardo Horta à direita. Niakaté ganha no ar, mas choca de cabeça com Fede Valverde. Jogo interrompido.

8' - Rodrygo cai na área e pede penálti, árbitro manda seguir.

6' - Falha Álvaro Djálo! Jogador espanhol desperdiça o penálti, Lunin adivinhou o lado e defendeu o remate.

4' - Penálti para o SC Braga! Borja e Bruma combinam pela esquerda, e Vázquez acaba por derrubar o extremo português dentro da área. Árbitro apontou imediatamente para a marca dos onze metros.

3' - Incursão perigosa de Vázquez pela direita, mas o passe para a área não sai bem ao lateral espanhol.

1' - Choque de cabeças entre Mendy e Vítor Carvalho. Partida interrompida, mas rapidamente reatada.

Começa o encontro em Madrid

Rola a bola no Santiago Bernabéu!

Tudo a postos para o início da partida em Madrid.

As equipas sobem ao relvado e já toca o célebre hino da Liga dos Campeões.

Ouve-se o hino dos 'merengues' nas bancadas.

Os adeptos do SC Braga que marcam presença no Santiago Bernabéu.

Adeptos arsenalistas no Santiago Bernabéu (Foto: UEFA)

O jovem guardião ucraniano vai jogar pela terceira vez esta época. Diego Piñeiro, de 19 anos, vai para o banco.

Mudança de última hora na baliza do Real Madrid! Kepa lesionou-se durante o aquecimento e Lunin entra para o seu lugar.

O clube bracarense partilhou a chegada da comitiva ao Santiago Bernabéu.

Este será apenas o segundo confronto na história entre os dois emblemas, depois da partida realizada em Braga, no passado dia 24 de outubro.

O encontro será arbitrado pelo turco Halil Umut Meler, que esteve na derrota caseira do Benfica diante do RB Salzburgo (0-2), na primeira jornada da fase de grupos.

Ancelotti muda seis elementos em relação à partida frente ao Rayo Vallecano, que terminou empatada (0-0). Mendy substitui Fran García na lateral-esquerda; Vázquez rende Carvajal na direita; Nacho começa no eixo da defesa no lugar de David Alaba; Toni Kroos rende Luka Modric no miolo, Brahim Díaz é o escolhido para o lugar de Bellingham, e Joselu sai para entrar Rodrygo, na frente de ataque.

Estão desfeitas as dúvidas: Jude Bellingham começa a partida no banco.

Suplentes do Real Madrid: Lunin, Piñeiro, Carvajal, Alaba, Bellingham, Modrić, Joselu, Fran García, Arda Güler e Paz.

Onze do Real Madrid: Kepa; Lucas Vázquez, Nacho, Antonio Rudiger, Ferland Mendy; Fede Valverde, Toni Kroos, Camavinga; Brahim Díaz, Vinícius Júnior e Rodrygo.

Treinador: Carlo Ancelotti

Artur Jorge promove três alterações no onze dos minhotos: Paulo Oliveira, Banza e Al Musrati dão lugar a Niakaté, João Moutinho e Vítor Carvalho. O técnico de 51 anos surpreende, e abdica de jogar com um ponta-de-lança de raiz de início.

Suplentes do SC Braga: Hornicek, Serdar, Paulo Oliveira, Joe Mendes, Adrián Marín, Al Musrati, André Horta, Castro, Rony Lopes, Pizzi, Abel Ruiz e Banza.

Onze do SC Braga: Matheus; Victor Gómez, José Fonte, Niakaté, Borja; João Moutinho, Vítor Carvalho, Zalazar; Bruma, Álvaro Djaló e Ricardo Horta.

Treinador: Artur Jorge

Já são conhecidos os onzes das duas equipas.

Os adeptos arsenalistas que se deslocaram a Madrid vão fazendo a festa e já estão a caminho do emblemático Santiago Bernabéu.

A camisola dos bracarenses para o jogo de hoje será diferente do usual. No lugar do habitual patrocinador, o clube minhoto exibirá o logo da Cruz Vermelha portuguesa. Na origem da alteração temporária está uma campanha solidária, cujo objetivo é dar alcance global à instituição devido à exposição mediática do jogo no Santiago Bernabéu.

Os arsenalistas também assinalaram o momento nas redes sociais.

Os presidentes dos dois emblemas almoçaram juntos, e à chegada ao local do encontro, Alan, atual diretor e antigo jogador do SC Braga, mostrou aos jornalistas o presente que os minhotos levaram para oferecer a Florentino Pérez. 

Na Pedreira, o jogador de 20 anos marcou o 0-2 e foi uma das maiores ameaças à baliza de Matheus, aparecendo várias vezes dentro da área com movimentos de rutura e causando problemas ao setor defensivo dos arsenalistas.

A presença de Jude Bellingham no onze 'merengue' é a grande incógnita do lado do Real Madrid. O médio inglês tem tido uma época de estreia de sonho na capital espanhola, com 13 golos e três assistências em 14 jogos.

Já Carlo Ancelotti destacou o poderio ofensivo dos arsenalistas, que pôde testemunhar no encontro em casa dos minhotos: «O ataque do SC Braga tem várias opções, jogadores muito rápidos, um ponta de lança muito alto. Joga bem futebol».

Na conferência de imprensa de antevisão à partida, Artur Jorge sublinhou a importância da capacidade defensiva num duelo contra um adversário poderoso: «Vamos ter um jogo de extrema exigência defensiva. A equipa tem de estar toda ela comprometida para manter intactas as aspirações do objetivo até final do jogo», frisou.

Ao fim da primeira volta, os madrilenos lideram o grupo C, com três triunfos em três encontros. Segue-se o Nápoles no segundo lugar, com seis pontos, mais três do que os minhotos. O Union Berlin ainda não somou qualquer ponto, na primeira participação da história do clube na Liga dos Campeões.

Os arsenalistas perderam o primeiro confronto com os 'blancos', na terceira jornada, por 1-2, na Pedreira. Apesar da derrota, a turma de Artur Jorge criou várias oportunidades de golo e esteve perto de empatar.

Boa tarde. Siga todas as incidências da deslocação do SC Braga à capital espanhola, para medir forças com o Real Madrid. A partida, referente à 4.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, tem início marcado para as 20 horas.