SC Braga alimenta vontade de dar a volta
Com uma derrota e dois empates, atravessa pior momento da época. Registo frente ao Portimonense é claramente favorável. Última derrota em casa remonta a 1981/82
O SC Braga atravessa o pior momento da temporada, pois não ganha há três jogos - derrota com o Real Madrid (Liga dos Campeões, empates com Gil Vicente (Liga) e Casa Pia (Taça da Liga) - e na receção ao Portimonense, amanhã às 20.30 horas, para a 10.ª jornada do campeonato, os bracarenses têm o histórico a seu favor, na tentativa de regressar às vitórias.
Para se encontrar uma derrota do SC Braga, em casa, frente aos algarvios é necessário recuar à temporada de 1981/82 (há 41 anos). Nessa altura, o Portimonense veio ao estádio 1.º Maio ganhar por 3-0 na ronda 27 da 1.ª divisão. Os registos jogam, claramente, a favor dos arsenalistas, pois mesmo recorrendo aos jogos fora, o último desaire data de 1989/90. No entanto, encontra-se um resultado menos positivo, ou seja, um empate, na época 2020/21, mas no Algarve, e deste então só deu vitórias, sendo já quatro consecutivas.
A jogar em casa, tal como sucede amanhã, os guerreiros têm cinco triunfos seguidos e se se apontar apenas ao campeonato este número sobe para oito. Aliás, com a exceção de um empate a duas bolas para a Taça da Liga, em 2017, são dez as vitórias consecutivas perante a equipa de Portimão, agora orientada por Paulo Sérgio.
A conquista dos três pontos amanhã ganha ainda maior importância para Artur Jorge e para os seus jogadores, tendo em conta os próximos jogos, até nova pausa para as seleções. A seguir à receção ao Portimonense, o SC Braga desloca-se a Madrid (4.ª jornada do Grupo C da Liga dos Campeões) e depois visita o terreno do Arouca para a 11.ª ronda da Liga. Avizinham-se partidas complicadas para os bracarenses.
Niakaté e Víctor Gómez ainda de fora
O central Sikou Niakaté e o lateral-direito Víctor Gómez vão continuar de fora das opções de Artur Jorge para o jogo de amanhã com o Portimonense, a contar para a 10.ª ronda da Liga. O defesa maliano, de 24 anos, foi expulso em Barcelos - empate a três na 9.ª jornada da Liga -, mas também se lesionou, tendo sido mesmo encaminhado para o hospital com um traumatismo orbital. Já cumpriu o jogo de castigo frente ao Casa Pia para a Taça da Liga, no entanto está, igualmente, ausente do confronto de amanhã, devido à lesão no olho. Já o lateral espanhol, de 23 anos, está mais perto da recuperação total do problema muscular na coxa esquerda, porém ainda não vai poder ser utilizado contra o Portimonense, pelo treinador dos bracarenses, de forma a evitar um regresso precoce e problemas futuros.