«Banza tem os atributos que todo o treinador gosta»
Rui Pedro Silva elogia Simon Banza, que orientou no Famalicão. Avançado tem dez golos na Liga e lidera top dos artilheiros. Apontou primeiro hat trick em Portugal frente ao Portimonense
Simon Banza está em Portugal há três temporadas e este sábado, na goleada do SC Braga (6-1) ao Portimonense, apontou o seu primeiro hat trick na Liga. Com esses três golos, atingiu os dez no campeonato e lidera o top dos artilheiros. Rui Pedro Silva orientou o avançado no Famalicão, em 2021/22, e não tem dúvidas da sua qualidade.
«Tem atributos de um excelente avançado. Conjuga a enorme capacidade física com a velocidade para atacar a profundidade e ainda complementa com um bom jogo de cabeça. Tem os atributos que todo o treinador gosta», elogia.
Nesse ano, Banza estava no nosso País por empréstimo do Lens (França) e realizou a sua melhor época da carreira, ao ter apontado 17 golos e ainda cinco assistências e o ex-técnico dos famalicenses recorda esses momentos. «Já chegou com uma maturidade tática acima da média, até porque atuava num campeonato muito competitivo, como é o francês», salienta Rui Pedro Silva, que também analisa a ida para o SC Braga: «Teve de lutar pelo seu espaço. Fez uma boa época no ano passado e esta está a correr muito bem, até ao momento.»
Em 2022/23, o avançado apontou 14 golos e assistiu os companheiros em oito ocasiões, em todas as competições, demonstrando que é muito mais que um matador. Tal como tem feito neste primeiro terço da temporada, pois para além da dezena de golos, também soma três assistências.
Simon Banza estreou-se pela seleção da República Democrática do Congo no passado mês de outubro e está, novamente, convocado para os compromissos deste mês. Rui Pedro Silva acredita que este facto é uma motivação para o atacante de 27 anos. «É um jogador que tem os seus objetivos pessoais muito claros. Tem bem definida a forma como pretende que a sua carreira cresça e claro que estas chamadas à seleção são uma motivação para ele», refere.
O avançado tem uma vantagem de três golos no top dos melhores marcadores da Liga, em relação a Héctor Hernández do Chaves e o seu ex-treinador assume que pode segurar o trono até ao final da época. «Está num clube que cada vez mais se equipara aos de topo, não só em termos desportivos, mas em toda a estrutura e, por isso, tem condições para ser o melhor marcador do campeonato. A verdade é que demorou um pouco a adaptar-se, mas o plantel do SC Braga tem bons jogadores que o obrigam a lutar pelo lugar. No entanto, se continuar assim tem tudo para ser o melhor marcador da Liga, o que seria bonito para a carreira dele», destaca o treinador de 46 anos.
Banza apenas tem festejado no nosso campeonato, sendo que ainda não marcou noutras competições e, claro, a Liga dos Campeões é especial. Esse golo na liga milionária pode chegar já esta quarta-feira, na visita do SC Braga ao Santiago Bernabéu para defrontar o Real Madrid, na 4.ª jornada do Grupo C.