Liga dos Campeões: o que falta ao FC Porto para os 'oitavos'
Dragões podem escancarar portas da próxima fase, mas nunca serão já apurados
FC PORTO e Barcelona partiram como claros favoritos do Grupo H e estão bem perto de confirmar tal estatuto, com perspetivas muito animadoras de passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões, perante duelos com Antuérpia e Shakhtar, respetivamente.
Se a equipa de Xavi Hernández só precisa mesmo de ganhar (tem 9 pontos), o FC Porto de Sérgio Conceição precisa de vencer (chegaria aos 9 pontos) e ter um pouco de paciência, dado que, aconteça o que acontecer, nada ficará definitivamente tratado esta terça-feira.
Os dragões ficarão, todavia, em situação invejável se vencerem novamente o Antuérpia. Em primeiro lugar, eliminariam qualquer desejo oculto que os belgas possam ter ainda em relação ao grupo (0 pontos), em segundo lugar manteriam Shakhtar a distância segura.
Se a lógica imperar e Barcelona e FC Porto vencerem, então os dragões só precisarão de mais um ponto... ou nem isso: venceram o Shakhtar fora (3-1) e em igualdade pontual o confronto direto é o primeiro critério de desempate. Ucranianos visitam o Porto na última jornada da fase de grupos.
Em caso de insucesso de dragões e/ou catalães, então as contas são simples: o grupo continuará baralhado e a necessitar de nova ronda para aclarar.
Quarta-feira, então sim, entram em campo os outros portugueses, Benfica e SC Braga, e contas (ainda) mais difíceis do que as do FC Porto terão de ser feitas.