Liga Conferência: Proença assiste à final com «grande alegria»
Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, da European Leagues e membro do Comité Executivo da UEFA (Foto: Liga Portugal)

Liga Conferência: Proença assiste à final com «grande alegria»

NACIONAL29.05.202418:52

Presidente da Liga marca presença no duelo entre Olympiakos e Fiorentina, que será arbitrado por Artur Soares Dias

Pedro Proença já se encontra em Atenas para assistir, na AEK Arena, à final da Liga Conferência, marcada para esta quarta-feira, às 20.00 horas.

O jogo entre Olympiakos e Fiorentina terá, assim, uma forte presença portuguesa, desde logo, pelos lusos que atuam na equipa grega - André Horta, Chiquinho, João Carvalho e Daniel Podence -, assim como o luso-angolano David Carmo. O jogo é ainda arbitrado por Artur Soares Dias, o primeiro português a ajuizar uma final europeia, curiosamente, desde Pedro Proença.

Pedro Proença tem sucessor... 12 anos depois

13 maio 2024, 21:52

Pedro Proença tem sucessor... 12 anos depois

Presidente da Liga Portugal foi o último árbitro português a apitar uma final europeia, a da Liga dos Campeões, em 2011/2012; «o talento do Futebol português é transversal a todos os seus intervenientes!», escreveu nas redes sociais

«Não escondo a minha origem, passado 12 anos temos novamente um árbitro português a arbitrar uma final de competições europeias. Para mim, particularmente, é um sinal de grande alegria perceber tudo o que temos feito, muitas vezes criticado de forma injusta, mas a verdade é que o talento que marca o mundo não é só nos jogadores, nos treinadores, nos dirigentes, mas também na arbitragem», disse o presidente da Liga Portugal aos canais oficiais da mesma.

O antigo árbitro, que também preside a European Leagues e assumiu recentemente um lugar no Comité Executivo na UEFA, está assim a representar estas três organizações em Atenas.

«É numa tripla função que estou aqui (...). É um sinal de grande satisfação, estes últimos seis meses têm sido de reconhecimento por parte das entidades internacionais daquilo que é o trabalho que tem sido feito pela Liga Portugal», afirmou o dirigente.