Liga 2: «Números de assistências são muito bons em relação à época passada»
Foto: Liga Portugal

Liga 2: «Números de assistências são muito bons em relação à época passada»

NACIONAL26.02.202419:19

Clubes do segundo escalão reuniram esta segunda-feira, na sede da Liga

Em dia de cimeira da Liga 2, na sede da Liga Portugal, no Porto, a CEO do organismo, Helena Pires, prestou declarações aos jornalistas, no final do evento, que contou com a representação dos 18 emblemas que militam no segundo escalão.

A número 2 da Liga sublinha que a reunião serviu para os clubes exporem e debaterem algumas das preocupações na ordem do dia no futebol português, como a bilhética digital ou a centralização dos direitos televisivos.

Pontos discutidos na reunião

«Falámos de alguns temas, como sejam a bilhética digitalizada, que é um tema que traz os adeptos até nós, no âmbito daquilo que também é a nossa campanha desta época desportiva. E, portanto, partilhámos aqueles números, nomeadamente o número de assistências que temos tido nos estádios, que, evidentemente, são bons. São muito bons em relação àquilo que era o periódo homólogo da época passada. E depois aproveitaram também para demonstrar alguma preocupação os presidentes dos clubes da Liga Sabseg, em relação ao novo ciclo que se avizinha, nomeadamente as eleições no âmbito do poder político, que decorre agora no dia 10 de março. E depois também este ciclo de alterações que se prevê para o futebol. Portanto, estas são preocupações que, evidentemente, os presidentes dos clubes da Liga 2 demonstraram aqui. Preocupação com temas que são importantes, obviamente, fundamentais para o desenvolvimento do nosso futebol, como a centralização. Foi em torno destas preocupações que os presidentes dos clubes da Liga 2 aqui vieram hoje, também para perceber o que é que temos que fazer e como é que nos vamos, evidentemente, preparar para este novo ciclo que está a bater-nos à porta.»

A resposta da Liga aos problemas levantados

«Neste momento, evidentemente, é fundamental que haja uma perfeita articulação daquilo que são os interesses do futebol profissional com aquilo que é o poder político, e também o novo ciclo que se avizinha. Portanto, é fundamental haver aqui uma agregação e uma defesa dos interesses comuns que os presidentes dos clubes da Liga 2 aqui deixaram bem vincados.»

Clubes reagiram com agrado aos dados relativos às assistências na primeira volta

«Eu penso que eles estavam a contar com isso [aumento do número de assistências]. Felizmente, já sabem, porque estão muito integrados. É a grande vantagem desta Liga neste momento. Há um grande espírito de agregação e de união. E, portanto, não há grandes novidades. O que eu diria que, no conjunto geral, é bom. Mas, evidentemente, é sempre importante eles participarem ativamente naquilo que nós queremos. Portanto, ainda não estamos satisfeitos. Fizemos aqui um ponto de situação daquilo que era o final da primeira volta. Mas queremos ainda mais. É fundamental os clubes estarem por dentro daquilo que são também as suas expectativas e fazerem parte destas nossas soluções. Isto é um trabalho de equipa do grupo.»

Centralização dos direitos televisivos

«Obviamente que os clubes estão na expectativa. Mas temos um decreto que nos dá datas. Os clubes estão, como a Liga, a cumprir aquilo que são as datas que estão previstas no decreto. E, portanto, é nesse sentido que estamos todos a trabalhar para garantir que, na altura, que é o 2026 e 2028, os prazos são cumpridos e nós conseguimos, evidentemente, a tão desejada centralização dos direitos audiovisuais.»

Importância das cimeiras com os clubes

«São fundamentais, porque este é um espaço do futebol. E, portanto, estas reuniões com os clubes da Liga Portugal Sabseg trazem até nós aquelas que são as preocupações de uma competição que tem as suas especificidades, as suas particularidades e que nós também trabalhamos com uma proximidade ainda maior, porque queremos muito potenciar e desenvolver esta competição. Este é um espaço onde os presidentes e o presidente da Liga têm a oportunidade de falar e de partilhar as preocupações. Acho que este é um espaço fundamental no nosso panorama, porque é um espaço dedicado ao nosso futebol, onde todas as preocupações são partilhadas e também o presidente da Liga tem a oportunidade, com o presidente da Sabseg, de definir estratégias e orientações que são fundamentais no nosso negócio.»