Liga 2: golaço da Oliveirense surpreende Aves SAD
Só um penálti tardio de Nenê impediu a derrota da equipa de Jorge Costa, que vinha de cinco triunfos seguidos. Michel Lima ainda fez a formação de Oliveira de Azeméis sonhar
A Oliveirense deu uma prova de vida na receção ao Aves SAD, na 26.ª jornada da Liga 2, empatando por 1-1 e pondo fim a uma série três derrotas consecutivas. Michel Lima foi o herói da equipa, que só não ganhou graças a um golo do inevitável Nenê. Mesmo assim, a formação de Santo Tirso sofreu um duro revés antes de enfrentar o líder do campeonato, Santa Clara.
O início equilibrado não demonstrou a diferença de 14 lugares que separam as equipas. Bertelli deu o corpo às balas em duas ocasiões para manter o nulo no marcador, antes do Aves SAD assumir o comando. A equipa de Jorge Costa organizava-se num 4x3x3, Edson Farias tentava ser o principal desestabilizador, mas a Oliveirense apresentou uma estrutura semelhante sem bola, resguardando bem o corredor central. A formação de Ricardo Chéu estava confortável nesta posição porque percebeu que podia ferir no contra-ataque.
Os unionistas até cresceram um pouco na partida (ao intervalo havia-0 em cantos) até que em cima do intervalo (45’), Michel Lima, depois de desperdiçar uma clamorosa oportunidade de golo, aproveitou um passe do irrequieto Zé Leite para desferir um remate colocado e indefensável, estreando-se a marcar nesta época com estilo.
A 2.ª parte foi o esperado: o domínio absoluto do Aves esbarrava na barreira defensiva dos de Oliveira de Azeméis, que até ameaçaram o 2-0 com um cabeceamento de André Santos, travado pelos reflexos felinos de Bertelli. Quando a derrota era um cenário cada vez mais provável, Nenê (86') aproveitou uma grande penalidade cometida pelo guardião Nuno Macedo para fazer o empate e o seu 21.º golo no campeonato.
O Aves fica assim com os mesmos 56 pontos do Santa Clara, que ainda não jogou, antes de receber os açorianos na próxima jornada. Já a Oliveirense ganha um ponto (soma agora 24, os mesmos, à condição, dos do Feirense) que pode vir a ser importante na luta pela manutenção, mas continua no lugar de play-off, em 16.º.