Leny Yoro: a tempestade perfeita que aí vem e com Jorge Mendes no meio
Central de 18 anos do Lille é um dos mais promissores da Europa e acaba contrato no final da próxima época
Há um jovem futebolista a tomar a Ligue 1 de assalto. Aos 18 anos, Leny Yoro não só é indiscutível no centro da defesa do Lille de Paulo Fonseca como já se apresenta tremendamente completo para a função que desempenha, inclusive a nível de maturidade.
Com elevada precisão na distribuição (passe) e uma capacidade técnica bem acima do habitual para um central, apresenta ainda uma morfologia excelente para a posição: 1,90 metros de altura, longas e explosivas pernas, que não só o tornam difícil de ultrapassar, ganhando muitos duelos, como lhe conferem rapidez a recuperar a posição, controlar a profundidade e até se antecipar aos adversários. É muito resistente à pressão e sai a jogar com facilidade, mesmo em drible.
Yoro estreou-se, aos 16 anos, seis meses e 1 dia, a 14 de maio de 2022, pela equipa principal, tornando-se o segundo mais novo do emblema em campo na Ligue 1, à frente de Eden Hazard e logo atrás de Joël Depraeter-Henry. Foi lançado por Jocelyn Gourvennec aos 78 minutos para o lugar de Angel Gomes, na visita ao Nice, na penúltima jornada de 2021/22.
Na época seguinte, já com Paulo Fonseca no banco, esteve em mais 12 jogos, 7 como titular (787 minutos em campo) – 65 passes, com 91% de acerto, 1,3 desarmes e 3 alívios em média por encontro; 60% de duelos aéreos ganhos (o que é natural face à maior compleição física dos avançados mais maduros); 62% de todos os duelos a seu favor –, porém a que agora está prestes a terminar é mesmo a da afirmação. Participou em 43 jogos e marcou três golos em todas as competições esta temporada, afirmando-se cada vez mais também como uma referência nas bolas paradas ofensivas.
Agora, depois de entrar na Equipa do Ano da Ligue 1 numa posição em que os franceses têm uma verdadeira escola e veem emergir praticamente todos os anos mais um selecionável, já se fala na saída para um grande clube, com Real Madrid, Manchester United e Paris Saint-Germain à cabeça. Visto como um novo Varane, não deixa de parecer quase simbólico que a partir do momento em que o experiente defesa assume o abandono de Old Trafford o seu nome volte a ser falado.
O que pode tornar o internacional sub-23 gaulês de pai marfinense e jogador da formação dos Dogues (e de UJA Alfortville, de 2011 a 2012; e Villeneuve d'Ascq Métropole, de 2012 a 2017) - a tempestade perfeita no próximo Verão é a entrada num último ano de contrato. Sim, um das pérolas do futebol francês, promessa de jogador de classe mundial, tem apenas mais um ano de vínculo ao Lille, que sabe que só conta com praticamente a próxima janela de mercado para ganhar algum dinheiro – em janeiro de 2025 já poderá assinar livremente por outro emblema – ou arriscar-se-á a vê-lo sair a custo zero.
Para já, Yoro não só se mostra pouco interessado em renovar contrato como também paciente na hora de escolher o futuro: todas as notícias apontam para um clube em que possa continuar a jogar com regularidade e, por isso, o Real Madrid não seja para já opção, avança-se em Espanha.
A sua carreira está agora nas mãos de… Jorge Mendes e da Gestifute. O jovem central é representado pelo agente português, que pode assim ser novamente protagonista de um dos próximos grandes negócios do futebol mundial.