Lille de Fonseca vence e sobe a 3.º, Toulouse estraga adeus de Mbappé
PSG derrotado em casa no último jogo do astro francês no Parque dos Príncipes
O Lille vai partir para a última jornada no terceiro lugar da Ligue 1, que garante a entrada direta na Liga dos Campeões, depois de ter vencido o Nantes neste domingo por 2-1 graças a mais dois golos de Jonathan David.
O avançado canadiano bisou entre os oito e os 11 minutos e chegou aos 26 golos na época, dando desde cedo uma vantagem confortável à equipa orientada pelo português Paulo Fonseca, que apostou em Tiago Santos no onze.
O melhor que o Nantes conseguiu foi reduzir por Matthis Albine, aos 54m, mas o Lille aproveitou mesmo o empate do Brest com o Reims (1-1) na sexta-feira para ascender ao pódio.
Outro dos destaques da noite foi a derrota do campeão Paris Saint-Germain frente ao Toulouse. No jogo que marcou a despedida de Kylian Mbappé do Parque dos Príncipes.
O astro francês até marcou e deu vantagem ao PSG logo aos 8m, porém Dallinga empatou cinco minutos depois e na segunda parte o Toulouse consumou a reviravolta graças aos golos de Gbobo (68m) e de Magri (90+4).
Danilo Pereira foi o único dos portugueses titulares no PSG, que teve Gonçalo Ramos a sair do banco aos 77m.
Apesar da derrota, após o encontro, o Paris Saint-Germain ergueu o troféu de campeão francês e fez a festa junto dos adeptos.
Nos outros jogos da noite, o Lyon venceu por 1-0 em casa do Clermont, o Marselha venceu o Lorient por 3-1 no Velodròme, o Mónaco ganhou em Montpellier, enquanto Rennes e Lens empataram 1-1 e o Estrasburgo venceu o Metz por 2-1.
As contas para a última jornada
Com uma ronda por disputar, o Mónaco assegurou o segundo lugar que lhe vale entrada direta na Champions, ficando a outra vaga direta por atribuir a Lille ou Brest. As duas equipas partem para a última jornada empatadas, mas a equipa de Paulo Fonseca tem vantagem no confronto direto.
No que diz respeito à luta pela permanência, o Clermont já está despromovido. Lorient e Metz vão decidir qual das equipas desce diretamente e qual vai ao play-off de despromoção.
O Lorient parte em desvantagem, uma vez que soma menos três pontos e tem de conseguir anular uma diferença de sete golos na última jornada para ultrapassar a equipa orientada por Lazlo Boloni.
Apesar das contas complicadas, a favor da esperança do Lorient joga o facto de defrontar o já relegado Clermont, enquanto o Metz recebe o PSG.